Publicidade Topo

notícias

Câmara de Irati aprova projeto que denomina posto de saúde do Alto da Lagoa de Jairo Rafael Trindade

Técnico em enfermagem homenageado faleceu no ano passado, aos 31 anos, em decorrência da Covid-19. Ele atuava na linha de frente de combate à Covid-19 na Santa Casa de Irati/Paulo Henrique Sava

Unidade de Saúde do Alto da Lagoa receberá o nome de Jairo Rafael Trindade. Foto: SECOM/Prefeitura de Irati

A Câmara de Irati aprovou, na noite desta terça-feira, 04, o Projeto de Lei nº 003/2021, de autoria do presidente da casa, Hélio de Mello (PV), que denomina a unidade de saúde do bairro Alto da Lagoa como Jairo Rafael Trindade, técnico em enfermagem que atuava na Santa Casa de Irati e faleceu em decorrência da Covid-19 no dia 13 de agosto de 2020, aos 31 anos, depois de permanecer internado por alguns dias no Hospital Regional de Guarapuava. Durante a leitura da sua biografia, Hélio destacou as qualidades do profissional, que era muito admirado pelos seus familiares, colegas e amigos.

“Tratava todos os seus pacientes com carinho, cuidado e dedicação, pois amava a sua profissão. Jairo Rafael foi um homem valente, combateu o bom combate com alegria, bom humor e carinho para com seus pacientes. Esta atitude certamente fez muita diferença na vida de todos. Ele se foi, deixando um grande vazio no coração de quem convivia com ele, que sempre dizia que todo paciente é o amor de alguém. Rafael foi e sempre será o amor de sua esposa, de seus pais, da sua família e dos amigos”, ressaltou.

Hélio enalteceu o empenho de Jairo no atendimento aos pacientes dentro da Santa Casa e o carinho que ele tinha para com a sua família. “Jairo foi uma das vítimas deste maldito vírus, porém acreditamos que, dentro do tempo que lhe coube estar conosco, fez aquilo que precisava ser feito: dar carinho, alegria, prazer a quem está junto, aos que convivem, e dedicação ao seu trabalho, à sua profissão, cuidando de gente, de pessoas, de vidas”, frisou.


José Ronaldo Ferreira (PSDB) também citou algumas qualidades do homenageado. “Foi uma pessoa que dedicou o seu trabalho, a sua vida, à luta para combater a Covid-19, atendendo e cuidando das pessoas. É muito justo e fica aqui a minha homenagem”, comentou.

Leomar Jacumasso, o Nego Jacumasso (PSD), destacou a dedicação de Jairo e dos demais profissionais da saúde, especialmente no atendimento aos pacientes de Covid-19. “Eu, que estive lá internado por vários dias, sei o quanto estes profissionais de saúde são dedicados, eles dão a vida pelo que fazem. Jairo era muito amigo da minha filha, que trabalhava junto com ele. Quando citamos seu nome, é difícil, a minha filha até hoje não se conforma, pois era seu melhor amigo na linha de frente. Infelizmente, por causa deste vírus maldito que levou tantas vidas, peço para a população que continue se cuidando, pois a cada dia está mais grave a situação. Todos os dias estão falecendo pessoas no nosso município, e isto é muito triste, mas vamos tocando a vida”, pontuou.

Jairo Rafael Trindade nasceu em Irati no dia 04 de julho de 1989. Completou seus estudos no Colégio São Vicente de Paulo (Ensino Médio) e fez o curso Técnico em Enfermagem pelo Senac. Trabalhou na Santa Casa de Irati, atuando nos setores de clínica médica e UTI adulto, sendo este último o seu setor favorito. Antes de falecer, Jairo estava na linha de frente no combate à Covid-19. Ele foi o sexto iratiense morto por conta da doença. No dia de seu falecimento, foram realizadas homenagens em frente à Santa Casa e um cortejo fúnebre como forma de despedida.

Na foto, o presidente da Câmara, Hélio de Mello (PV) aparece ao lado dos familiares de Jairo. Foto: Assessoria Câmara