Publicidade Topo

notícias

Após 5 mortes por Covid-19 em 24 horas, prefeito de Irati fecha comércio a partir do dia 20

Novo decreto tem validade de 14 dias e suspende atividades comerciais, além de aulas e práticas esportivas. Toque de recolher passa a ser às 19h30

Imagem da rua 19 de Dezembro, em Irati. Foto: Rádio Najuá

Depois de registrar cinco óbitos em um único dia, a Prefeitura de Irati decidiu publicar um novo decreto com medidas restritivas, como o fechamento do comércio e suspensão de atividades esportivas.

As novas regras entram em vigor na quinta-feira (20) e tem validade de 14 dias, até o dia 2 de junho. Além de estabelecer o toque de recolher às 19h30, o decreto também suspende por 14 dias as atividades do comércio, em geral, que poderão funcionar somente na modalidade delivery. 

Estão suspensas também as aulas em escolas, inclusive nos estabelecimentos particulares, e atividades esportivas, em quadras e academia. As atividades religiosas poderão funcionar até às 19h30 com apenas 25% da capacidade dos estabelecimentos religiosos. Já supermercados, açougues, mercearias, farmácias, agroveterinárias, distribuidoras de gás, postos de combustíveis, bancos, lotéricas e setor industrial poderão funcionar somente entre segunda e sábado, com as medidas preventivas, como uso de máscara e distanciamento entre clientes. Ainda em estabelecimentos do ramo alimentício, como restaurantes e panificadoras, será permitido a entrega de produtos no balcão e delivery. Nestes estabelecimentos, o funcionamento aos domingos será permitido apenas por delivery. Aos domingos, apenas postos de combustível, farmácias e distribuidoras de gás poderão funcionar.


As novas regras foram decididas após uma reunião na Prefeitura de Irati, nesta terça-feira (18), onde autoridades de saúde pública do município, como representantes da Santa Casa de Irati, apresentaram a situação ao prefeito Jorge Derbli.

Em comunicado na noite desta terça-feira (18), o prefeito destacou que os casos têm aumentado no município. “Chegamos próximo de 100 óbitos na cidade de Irati. Somente na data de hoje foram confirmados cinco óbitos e a contaminação de 112 pessoas somente nas últimas 24 horas. Estamos com 55 pessoas internadas. Não temos mais para onde ir”, disse Derbli. Depois que ele gravou o vídeo, mais seis pessoas foram diagnosticadas com coronavírus. Com isso, o município registrou 118 casos somente nesta terça-feira (18).

Derbli ainda alertou que a Santa Casa de Irati e o Pronto Atendimento Municipal estão lotados de pacientes. “A Santa Casa não consegue atender mais as pessoas. Da mesma forma que o Pronto Atendimento todos os funcionários estão esgotados, não temos mais letos, falta respiradores, falta remédios para sedação para intubação. A situação está crítica”, conta.

A preocupação das autoridades de saúde é que com a circulação de variantes do coronavírus na região que faz com que a Covid-19 fique mais agressiva em pessoas mais jovens. O prefeito alertou que a medida foi tomada para evitar que mais casos graves surjam. “Agora mesmo tive notícia [de morte] de uma jovem moça de 22 anos. Hoje nós não sabemos mais qual que é a idade de risco, porque as pessoas mais de idade foram vacinadas, mas a gente vê morrendo jovens. Jovens estão morrendo”, relata Derbli.

O prefeito também afirmou que acredita que o isolamento possa ajudar nesta diminuição de casos. “Na minha opinião são duas coisas: ou vacinamos todo mundo ou fazemos isolamento. A vacina remedia. O isolamento salva sua vida. Então, eu peço para você a compreensão e nos ajude nesse momento difícil que estamos passando a cumprir esse decreto”, disse.

Derbli destacou ainda que entende que há o prejuízo econômico com o fechamento do comércio, mas que o prejuízo na saúde tem sido pior. “Eu sei que o comércio, as atividades que estão suspensas têm um prejuízo econômico, mas a situação ficou tão grave, estamos vivendo o pior momento no município de Irati. É intolerável termos cinco mortes por dia por Covid aqui na cidade de Irati. E a única coisa que podemos fazer é isso, é o isolamento”, afirma.

Prefeitura fechada: 
A Prefeitura de Irati estará fechada na quinta (20) e sexta-feira (21) para desinfecção, já que foram confirmados casos de Covid-19 entre os funcionários. O atendimento ao público voltará na segunda-feira (24), mas apenas com agendamento prévio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3132-6100.