Publicidade Topo

notícias

4ª Regional: Casos de COVID têm aumento exponencial em maio

Entre abril e maio o percentual de casos aumentou em quase todos os municípios, mas o pior é que em números absolutos, os casos são muitos, comparado a 2020



Nesta terça-feira, 18, Irati registrou a triste marca de cinco óbitos pela Covid-19 em um único dia. Também foram confirmados 118 novos casos em menos de 24h. Entre abril e maio o percentual de casos aumentou em quase todos os municípios da 4ª Regional de Saúde, mas o pior é que em números absolutos, os casos são muitos, comparado a 2020. Em Irati, enquanto no ano passado eram 2.560 em 2021 só até 18 de maio, o registro de casos mais que dobrou: 5.867.

A partir de julho a pandemia se apresentou de forma mais incisiva na maioria dos municípios, mas os números, comparado ao que vemos agora, eram bem menores. Imbituva foi exceção, pois os casos iniciais já apareceram em maior volume do que nos demais municípios. Ao analisar os dados nas cidades menores deve-se levar em conta que pequenos surtos em um espaço de tempo curto elevam os percentuais, mas com medidas rápidas, os casos podem ser controlados.

Acompanhe a curva de evolução dos casos durante toda a pandemia em Irati (Fonte Pref. de Irati)



Agora veja a evolução dos casos em Irati mês a mês. Novembro foi o auge com 1.516 registros. Ainda estamos na metade de maio e já são 1.271 casos (até as 18h46 do dia 18 de maio - Fonte Prefeitura de Irati)



Não há mais vagas para que pessoas recebam atendimento na cidade. São 55 iratienses internados, sendo 20 no Pronto Atendimento Municipal, 17 em enfermaria e 18 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com isso, prefeito Jorge Derbli anunciou suspensão de atividades comerciais a partir do dia 20, por 14 dias (até 2 de junho). O decreto será publicado nesta quarta-feira, 19. As atividades que foram suspensas poderão funcionar de portas fechadas até o horário do toque de recolher, que passará a ser a partir de 19h30. No domingo continuam as mesmas restrições vigentes.

Veja a evolução dos óbitos por Covid em Irati que se aproxima da marca de 100 (Fonte Prefeitura de Irati)