Publicidade Topo

notícias

Teixeira Soares aplicou mais de 1.700 doses de vacinas contra Covid-19

Até quarta-feira, 21, primeira dose havia sido aplicada em 1.162 moradores. Já a segunda aplicação foi realizada em 586 munícipes/Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava
Atualmente, Teixeira Soares está vacinando pessoas de 62 e 63 anos. Giuliano Gomes/PR Press

O município de Teixeira Soares já recebeu 2.314 doses de vacinas contra o coronavírus desde o início da campanha de imunização. Até o início da tarde de quarta-feira, 1.748 doses foram aplicadas, sendo 1.162 de primeira dose e 586 de segunda dose.

Em entrevista à Najuá, o secretário de Saúde, Amauri Klossowski, explicou que os números de doses aplicadas podem ter diferenças. “O sistema é alimentado e a gente está com quase 100 doses na geladeira. Essas doses estão sendo feitas em campo, elas são de segunda dose. Então, a gente passa juntamente com as primeiras”, relata Amauri.

Atualmente, a faixa etária que está sendo vacinada em Teixeira Soares é de 62 e 63 anos. No município, há 18 casos ativos de coronavírus, 15 em investigação aguardando resultado dos exames e 101 monitorados. Ao todo, desde o início da pandemia, foram 400 casos confirmados, sendo que 373 munícipes se recuperaram e nove faleceram. O boletim da secretaria de Saúde desta quinta-feira, 22, também contabiliza dois casos de reinfecção. Ou seja, pessoas que tiveram Covid-19 em duas oportunidades. Por isso, Amauri pede para a população respeitar as medidas sanitárias. “Da nossa região, somos o terceiro em número de óbitos por isso que vale a pena sempre ressaltar o uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social, tudo isso aí”, disse o secretário.


As principais faixas etárias que tiveram casos confirmados são pessoas entre 40 a 50 anos e 20 a 40 anos. “A gente tem uma preocupação muito grande com esse público mais jovem porque é o público que vai às festas, que procura aglomerações. E as pessoas mais frágeis são os diabéticos, os hipertensos, os idosos, que tem sofrido as consequências maiores dessa falta de responsabilidade por alguns da sociedade”, relata.

Vacina da gripe: Neste mês, a campanha de vacinação contra gripe iniciou entre os mais jovens. O secretário explica que o público-alvo mudou neste ano por causa da vacinação de Covid-19. “Tem que ter um intervalo entre a vacina do Covid, como o púbico hoje do Covid que está fazendo hoje é os idosos, a portaria veio primeiro para atender as crianças. Logo que acabe as crianças no 11/05, começa as vacinas para os com mais de 60 anos”, relata.

A recomendação do Ministério da Saúde é que a vacinação da Covid-19 e da gripe tenha um intervalo de pelos menos 14 dias.

Teixeira Soares já recebeu 640 doses da vacina contra a gripe, sendo que 431 foram aplicadas. Podem receber a vacina crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores de saúde.