Publicidade Topo

notícias

Imbituva comemora 150 anos com várias atividades culturais

Concursos culturais são destaque na programação, que contará com a transmissão na internet de um ato cívico no dia 3 de maio/Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub
Banda Municipal de Imbituva foi reativada e será a principal atração do desfile cívico de 150 anos da cidade. Foto: Prefeitura de Imbituva/Facebook

O município de Imbituva se prepara para comemorar o seu aniversário de 150 anos em maio. A programação deverá incluir diversas atividades culturais e apresentação cívica.

Em entrevista à Najuá, o vice-prefeito, Zaqueu Bobato, que também é presidente da comissão responsável pelas atividades comemorativas, conta que por causa da pandemia, muitas atividades tiveram que ser replanejadas. “Tínhamos tantas ideias, projetos, para executar de forma presencial, mas todo esse contexto de pandemia e que nos exige muita prudência, muita cautela, acabou que nós passamos para uma segunda fase, se apropriar mais destes meios que estão disponíveis, que são as redes sociais”, relata Zaqueu.

Uma das formas encontradas foram os concursos culturais. Um dos primeiros foi a escolha do símbolo das comemorações de 150 anos de Imbituva que reuniu 25 inscrições. O ganhador foi Edvan Lovato, que foi premiado com um tablet.


Outros concursos ainda estão abertos. Um deles é o concurso fotográfico que teve a data de inscrição prorrogada. Agora, os imbituvenses podem mandar fotografias que retratem imagens do dia a dia do município, seja em áreas do interior ou da área urbana, até o dia 25 de abril. Os interessados podem participar em duas modalidades. A premiação será de um notebook e um tablet tanto na categoria livre como para estudantes. As fotografias podem ser tiradas em celulares ou câmera profissional e devem ser enviadas por WhatsApp pelo número (42) 9-9141-6611 ou no e-mail fotografiasimbituva@gmail.com.

O vice-prefeito destaca que o importante é trazer uma representação de Imbituva. “Você que gosta da fotografia, seja com uma câmera semiprofissional ou com a câmera do celular, o importante é estabelecer uma reflexão sobre o município de Imbituva por meio dessa foto. Faça uma foto, seja do ponto de vista econômico, cultural, ambiental. O importante é estimular e lançar seu olhar sobre a paisagem e produzir essa reflexão”, destaca.

Zaqueu também ressalta que as fotografias poderão ser publicadas após o concurso. “O autor ao submeter a foto está cedendo para um banco de dados que vai ficar dentro do site da prefeitura municipal e que poderão ser utilizadas em campanhas e materiais da prefeitura”, explica.

Um concurso de poesia também está aberto até o dia 30 de abril. As poesias com o tema Imbituva podem ser enviadas no e-mail varaldepoesias2021@gmail.com.

Uma das atividades mais esperadas é o retorno da banda municipal. O grupo está ensaiando para participar de uma apresentação cívica no dia do aniversário do município. Com cerca de 50 integrantes, a banda tem realizado ensaios escalonados, com limite de pessoal. “Eu penso que é um grande marco dos 150 anos. Após muitos anos a banda municipal ter ficado desativada, nós estamos com o maestro Daniel retomando as atividades da banda. Tem sido muito emocionante e significativo pra gente ver os ensaios e o envolvimento da comunidade imbituvense nesse processo”, conta o vice-prefeito.

O ato cívico está sendo planejado para acontecer no dia 3 de maio, às 9 horas. O local do evento ainda não está confirmado, já que a comissão organizadora ainda se reunirá com os órgãos de saúde do município para verificar o local mais seguro para a apresentação.

Por causa da pandemia, a prefeitura evitará realizar um evento com aglomeração, limitando o número de pessoas no ato cívico e transmitindo o evento pelas páginas oficiais do município na internet. “Nós precisamos seguir as recomendações dos órgãos competentes, nós respeitamos e entendemos que o momento exige muita cautela. A preservação da vida humana acima de tudo”, disse Zaqueu.

A expectativa é que a pandemia possa ser controlada para realizar um desfile ainda neste ano. “Nós estamos na expectativa de um controle dessa pandemia, para que até o final possamos fazer um desfile. Nesse desfile, envolvendo todas as escolas, CMEIS, as instituições do município e estimulando reflexões do ponto de vista cultural, político, economia e ambiental”, conta.

Ainda na área cultural, outro projeto é resgatar a história de Imbituva. Para isso, professores e acadêmicos do município deverão ajudar a construir livro que poderá ser publicado até o fim do ano. “Nós estamos planejando um projeto de resgate realizarmos a produção de um livro pela Secretaria de Educação e Cultura, trabalhando o histórico das localidades dos municípios. São mais de 35 comunidades. Professores e acadêmicos estarão nesse processo de trabalhar o contexto histórico e geográfico de cada comunidade, dedicarmos um capítulo para cada comunidade pra gente estar lançando um livro até o final do ano com esse levantamento histórico”, disse o vice-prefeito.