notícias

Imbituva abre inscrições para concurso fotográfico na sexta-feira

JARDIM DA PAZ

Concurso em comemoração aos 150 anos de Imbituva terá premiação para os três primeiros colocados nas duas categorias (livre e estudante)

Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação e Cultura de Imbituva lançou o Concurso Fotográfico em comemoração aos 150 anos do município. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita no período entre 9 e 20 de abril. 

O resultado do concurso será divulgado no dia 3 de maio no site da prefeitura. Haverá premiação para os três primeiros colocados nas duas categorias. O primeiro lugar receberá um notebook. O segundo colocado ganhará um celular e o terceiro será contemplado com um tablet. A data de entrega dos prêmios ainda será definida seguindo as normas de prevenção do coronavírus. 

O Concurso denominado “Imbituva 150 anos: olhares e perspectivas” tem a finalidade de reunir imagens com perspectivas criativas e diferentes. Moradores de Imbituva e pessoas que trabalham na cidade podem participar. O concurso foi subdividido em duas categorias: livre e estudante. A primeira é destinada para a população em geral. Já a segunda será exclusiva para alunos do município. Os estudantes que não tiverem 18 anos necessitam de autorização dos pais ou do responsável legal para que a inscrição seja validada. Os integrantes da comissão organizadora não podem participar do concurso. Todas as fotos inscritas vão integrar um banco de imagens da Prefeitura e poderão ser utilizadas em suas campanhas. A autoria da imagem sempre será citada. O município ressalta que poderá editar as fotos, fazendo cortes e edições nas cores, brilho, exposição, entre outros. 

Quer receber notícias locais?

Ao se inscrevem, os participantes também cedem ao município os direitos patrimoniais disponíveis sobre as imagens enviadas e autorizam o uso delas em todo e qualquer material, documentos e meios de comunicação. A autorização do uso das imagens será realizada de maneira gratuita, sem limite de tempo e liberando a divulgação em materiais publicitários, sejam em cartazes, banners, folders, portfólios, websites ou homepages, televisão aberta ou fechada, revistas, jornais, flyers, outdoors, exposições e eventos institucionais da prefeitura. 

As inscrições devem ser feitas no e-mail fotografiasimbituva@gmail.com ou no Whatsapp 9-9858-1862. A comissão organizadora ressalta que os arquivos encaminhados por Whatsapp devem ser enviados no anexo documentos e não como foto da galeria. O objetivo é preservar a qualidade das imagens. Além disso, a pessoa deve escrever Concurso Fotográfico “Imbituva 150 anos: olhares e perspectivas”. A confirmação da inscrição será realizada por e-mail ou WhatsApp. Cada participante pode inscrever duas fotos. No ato da inscrição, a pessoa deve informar o nome completo, endereço, número do telefone e a categoria que participa. Quem não mora em Imbituva deve informar o local de trabalho no município. Já os estudantes precisam relatar a escola em que estudam e também colocar um título das fotos. Os dados não poderão ser alterados, retirados ou substituídos depois de finalizada a inscrição. 

Os arquivos com imagens devem ser encaminhados somente em formato JPG entre três e dez megabytes (MB). Está autorizada a utilização de recursos complementares de lentes, filtros especiais e ampliações, assim como edição simples e alteração de resolução desde que não haja mudança da essência da foto. As imagens podem ser coloridas ou em preto e branco. Elas devem ser novas, ou seja, não devem ter sido apresentadas em nenhum livro, mostra ou premiadas em outros concursos até a data da inscrição. No caso de fotografias que aparecem pessoas, o candidato deve apresentar a autorização de uso de imagem em anexo à inscrição. 

A comissão julgadora será formada por um fotógrafo profissional, um profissional de Comunicação/Publicidade e o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Zaqueu Bobato, que também é vice-prefeito de Imbituva.

Os critérios avaliados serão a qualidade técnica, a estética da foto, a criatividade e a originalidade. As fotos devem contemplar algum recurso turístico, localidade ou situação cultural, política, econômica, ambiental que reflita a área urbana ou rural de Imbituva.