Publicidade Topo

notícias

Governo do Estado concede título de Utilidade Pública para a Associação de Tênis de Mesa de Irati

Decisão foi publicada no Diário Oficial do estado no dia 06 de abril. Com isso, associação poderá contar com recursos públicos e se inscrever em programas estaduais/Paulo Henrique Sava

Luiz Henrique Schereda preside a ATEMI há dois anos. Foto: Paulo Henrique Sava
O governador Ratinho Júnior sancionou no início de abril a Lei nº 20517/2021, que concede o título de Utilidade Pública para a Associação de Tênis de Mesa de Irati (ATEMI). O texto foi publicado no Diário Oficial de 06 de abril. O processo teve início em 2018, com a regularização das atas e da documentação da ATEMI e a apresentação de um projeto de lei na Câmara pelo então vereador Alberto Schereda (PSDB), que solicitava a concessão do título de Utilidade Pública Municipal. O pedido foi aprovado pelos vereadores no dia 06 de dezembro e sancionado em seguida pelo prefeito Jorge Derbli (PSDB).

Em agosto de 2020, a deputada estadual Cristina Silvestri (Cidadania) apresentou o projeto de Lei que solicitava o título de Utilidade Pública Estadual para a ATEMI na Assembleia Legislativa. A matéria foi aprovada e a lei sancionada pelo governador Ratinho Júnior no último dia 06. Segundo o coordenador de esportes Moisés Neves, com os títulos de Utilidade Pública estadual e municipal, a associação passará a contar com recursos públicos e poderá participar de programas nos dois âmbitos do governo. “São inúmeras situações que podem surgir para captação de recursos, custeio e outras coisas”, frisou.

Luiz Henrique Schereda, presidente da ATEMI há dois anos, diz que, por conta da pandemia, a diretoria ainda não entrou com pedidos de recursos. “Devido a esta situação, não entramos com o pedido, mas futuramente pretendemos fazê-lo”, comentou.

A ATEMI vem atuando há mais de 10 anos. No início, ela contava com cerca de 100 atletas de todas as faixas etárias. Posteriormente, o professor responsável pelas aulas precisou se afastar. Com isto, a maioria dos integrantes também saíram. Atualmente, a associação conta com cerca de 10 a 12 associados na categoria adultos entre 20 e 45 anos de idade.


Com a pandemia de Covid-19, as atividades da associação tiveram que ser paralisadas. A liberação delas depende de uma decisão do Centro de Operações Especiais e Fiscalização (COEF) da Prefeitura de Irati. “Isto depende do município, da liberação do COEF para os treinamentos e aí com certeza retomaremos nossas atividades”, afirmou.

Schereda também falou sobre os torneios disputados pelos atletas ligados à ATEMI. “A Associação disputa todo ano o campeonato estadual, com sete etapas, e também o Circuito dos Campos Gerais de Tênis de Mesa, e os circuitos de Ponta Grossa, Curitiba e São José dos Pinhais”, pontuou.

Neste ano, a ATEMI deve participar do Campeonato Paranaense de Tênis de Mesa, a ser realizado em junho, e do Circuito de Tênis de Mesa dos Campos Gerais, caso estas competições sejam liberadas. “Precisamos de uma definição do pessoal que organiza estas competições para que possamos participar aqui em Irati e região do tênis de mesa”, comentou.

No início, os treinamentos eram realizados nas dependências do Clube 7. Atualmente, os treinos acontecem atrás das arquibancadas do Ginásio Municipal de Esportes Agostinho Zarpellon Júnior, o Batatão, Em breve, eles passarão a ser realizados no Pavilhão Esportivo Vadico Cabral, no Estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm. “Lá, poderemos aumentar o número de adeptos, trazer mais atletas, visto que aqui debaixo da arquibancada é um espaço muito limitado, e lá tem um espaço amplo e estrutura nova. Em breve, estaremos deslocando os treinamentos para o Estádio Municipal”, finalizou.

Atletas da ATEMI disputam o campeonato estadual e circuitos de tênis de mesa na região. Foto: ATEMI