Publicidade Topo

notícias

Estudantes da Unicentro criam biblioteca online gratuita

Objetivo é incentivar a leitura para crianças e adolescentes na “Biblioteca Viajante Professora Maria Rita Kaminski Ledesma”. Livros online são distribuídos gratuitamente/Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Sava
Foto: Divulgação

Estudantes do quarto ano do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), em Irati, criaram uma biblioteca online para distribuição gratuita de livros. Intitulada “Biblioteca Viajante Professora Maria Rita Kaminski Ledesma”, o projeto quer incentivar o hábito da leitura em crianças e adolescentes.

As obras disponibilizadas são para vários públicos. Há livros infantis para crianças com mais de cinco anos, já no processo de alfabetização, contos de fada, poesias, além de livros que trazem dicas de atividades que pais podem fazer com os filhos. “Tanto para crianças do infantil e juvenil. Crianças que estejam em processo de alfabetização porque foi escolhido alguns livros bem simples de compreensão. Para criança maior, porque tem alguns livros, que por mais que seja infantil, ele é interessante para adolescente ou para adultos. E para professores para utilizar nas aulas remotas, assim como nas famílias”, conta Caroline Cupozak Viana, uma das estudantes do projeto.

Um dos estudantes que faz parte do projeto, Jonathan André Bortoletto, explica que a intenção é facilitar o acesso às obras. “O principal objetivo do nosso projeto é facilitar o contato com a leitura infanto-juvenil, de uma maneira segura e gratuita. Já colocamos o nome da nossa biblioteca, de biblioteca viajante porque a nossa intenção é que o material viajasse, fosse para longe, e pudesse atingir o maior número de pessoas possível”, disse.


A biblioteca também é uma homenagem a professora Maria Rita Kaminski Ledesma, que faleceu neste ano, vítima do coronavírus. De acordo com os estudantes, a homenagem é uma lembrança ao trabalho da professora. “A gente pensou em prestar essa homenagem a ela, porque durante tantos anos, acho que mais de 30 anos trabalhando no departamento de Pedagogia na Unicentro, também foi diretora do Sehla [Setor de Humanas, Letras e Artes], esteve na vice-direção de campus. Por toda essa trajetória dela, a nossa intenção em dar um nome do projeto, emprestar o nome dela ao projeto, foi de realmente homenagear, sabendo de toda essa trajetória dentro do nosso curso de Pedagogia”, relata Jonathan.

O projeto nasceu a partir das aulas da Comunicação, Educação e Tecnologia, ministrada pelo professor Rafael Gomes Cavalcante. “Como a nossa disciplina discute justamente a comunicação, as formas de comunicação, o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, surgiu essa ideia. De tentar aproximar as discussões que estávamos fazendo na sala de aula, com alguma atividade que os alunos desenvolvessem conciliando aquilo que estudamos durante um ano e que chegasse até os profissionais da escola, chegasse até pais”, explica Rafael.

Para o professor, este tipo de projeto é importante porque o incentivo à leitura é uma das principais ferramentas na educação de crianças. “A leitura é fundamental no processo educativo das crianças. Ela contribui para todo o desenvolvimento cognitivo da criança. É a forma de apropriação dessa linguagem, desse código escrito que nós temos, de conhecer o mundo. É também importante porque ajuda os professores, não só professor, como pais, nesta difícil tarefa que é o processo de educar”, disse.

Além de Caroline e Jonathan, o projeto também foi realizado pelos estudantes Leandra Priscila do Nascimento e Marylia Gabriela Ortis da Fonseca.

Como acessar? Para acessar os livros online, é preciso clicar neste link: http://bit.ly/bibliotecaviajantemariarita. Na biblioteca, diversos títulos são disponibilizados. Para acessá-los, é necessário apenas um clique na obra que deseja. O usuário será levado a um arquivo do Google Drive, onde poderá baixar o arquivo e usar em diversos dispositivos eletrônicos (celular, tablet, computador ou e-reader) que possam reproduzir arquivos do tipo PDF.

A biblioteca também disponibiliza alguns dos títulos em formato de vídeo on-line, por meio de links no You Tube. Os livros são de domínio público, além de materiais disponibilizados pela Secretaria de Educação do Ceará e pelo Ministério da Educação. 

Quem deseja enviar algum livro ou link do Youtube pode enviar para o e-mail carolineviana32@gmail.com ou para o WhatsApp, no número 9-9854-7782.