Publicidade Topo

notícias

Conheça a história dos 35 anos de atendimento da Farmácia Hessel

O início da farmácia e laboratório foi em 1981, quando Felico e Zica se mudaram de Irati para Rio Azul, e continua hoje, com a filha Ana Paula

Fachada da farmácia mudou ao longo do tempo

Em 2021 a Farmácia Hessel completa 35 anos e o Laboratório de Análises Clínicas Santa Terezinha 39 anos. A história começa em 1981, quando Felix Hessel Junior, o Felico, e Eleusi Fornazari, conhecida por Zica, ambos naturais de Irati, decidiram construir a vida em Rio Azul. Em 1981, o casal se mudou com o propósito de montar um laboratório de análises clínicas, já que não havia nenhum estabelecimento do ramo na cidade. Na época, Felico tinha concluído o curso universitário de Farmácia e Bioquímica.

Enquanto ele trabalhava no laboratório, Zica atuava como professora de inglês no Colégio Estadual Doutor Chafic Cury. A princípio, o Laboratório de Análises Clínicas Santa Terezinha era localizado no Colégio Consagrado Coração de Jesus, atual Escola Municipal Professora Vanda Hessel, que leva o nome da tia de Felico.

Dois anos depois, o laboratório mudou para o segundo andar do "Cinema Velho", antiga sala de cinema da cidade, mas logo surgiu a oportunidade de comprar um estabelecimento farmacêutico nas proximidades, a Farmácia Santa Maria, em 1986, que passou a se chamar Farmácia Hessel.

Com mais um empreendimento, Zica acabou deixando a profissão de professora para assumir a administração da farmácia. Cinco anos depois houve a mudança para o atual endereço, na Rua Getúlio Vargas, número 77.

A curiosidade é que há aproximadamente 50 anos já havia uma Farmácia Hessel em Rio Azul, de propriedade de Cecília Hessel, que desistiu do negócio para trabalhar em Curitiba.

No período de funcionamento da farmácia Santa Maria, o município de Rio Azul contava com outra farmácia da família Gluszczynski. Sendo assim, a atual Farmácia Hessel foi a quarta a se instalar na cidade. Durante estes 35 anos, entre idas e vindas, altos e baixos, o empreendimento continua na família, hoje sob o comando da segunda filha do casal, Ana Paula Fornazari Hessel, que assumiu a empresa em 2008 e trabalha ao lado da filha, Gabriela Hessel Jasiocha.

Ana Paula se formou em Farmácia e Bioquímica em 2004. Em janeiro de 2005, ela já atuava como funcionária do seu pai na farmácia e no laboratório de análises clínicas. Ana é a primeira mulher no ramo de análises clínicas de Rio Azul. 

Em nome da Farmácia Hessel, eu, Ana Paula, agradeço ao acolhimento da cidade e a todos os funcionários, clientes e amigos que fizeram parte desta história. Gratidão!

A farmacêutica Ana Paula com o pai, também farmacêutico, Felix Hessel