Publicidade Topo

notícias

Confira como será a campanha de vacinação contra gripe em Irati e Fernandes Pinheiro

Nesta primeira etapa, serão vacinadas gestantes, puérperas, crianças com idades entre 06 meses e 05 anos e trabalhadores da saúde/Paulo Henrique Sava

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira, 12. Foto: Divulgação
Começa na segunda-feira, 12, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O Ministério da Saúde espera que a iniciativa ajude a evitar uma sobrecarga no sistema de saúde, que sofre há um ano com a pandemia da Covid-19. 

Em Fernandes Pinheiro, as primeiras pessoas a serem vacinadas contra a gripe serão as gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), crianças com idade entre seis meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias e trabalhadores da saúde. Pela primeira vez, os idosos não foram colocados nesta fase inicial de vacinação, pois estão sendo vacinados primeiramente contra a Covid-19. Nestes casos, o Ministério da Saúde pede que haja um intervalo mínimo para aplicação das doses. “As pessoas que fizeram a vacina contra a Covid-19 devem ter um intervalo de 14 dias para poder fazer a vacina da gripe”, afirmou a secretária de Saúde, Emanuelle de Matos. 

Quer receber notícias locais?

Nesta primeira etapa, o município receberá 170 doses. As vacinas estarão disponíveis nas unidades de saúde da sede e da localidade de Angaí. Em outras comunidades, os pacientes devem agendar a imunização. “O objetivo da vacina da gripe é prevenir complicações, internações e óbitos. Precisamos ter o cuidado e a atenção. Por isso, há necessidade do agendamento por parte das equipes”, comentou Emanuelle. 

No decorrer da campanha, outros grupos prioritários, como povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança, salvamento e armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, funcionários de prisões e unidades de internação, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em unidades de internação e a população prisional, serão vacinados. 

Em Irati, a campanha será dividida em três etapas. A primeira começa na segunda-feira, 12, e vai até o dia 10 de maio, tendo como público-alvo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. Na segunda etapa, de 11 de maio a 08 de junho, serão vacinadas pessoas com mais de 60 anos e professores. Já na terceira etapa, de 09 de junho a 19 de julho, serão vacinadas pessoas dos demais grupos prioritários. 

A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde com sala de vacinação. São elas: unidade Ildefonso Zanetti (não haverá vacinas contra influenza às terças-feiras) e postos da Vila São João, Riozinho, Engenheiro Gutierrez, Lagoa, Adhemar Vieira de Araújo, do Guamirim, Pirapó, Gonçalves Junior, Itapará, Palmital e Pinho de Baixo. Já a unidade volante localizada no Pavilhão do Parque Aquático continuará sendo utilizada de forma exclusiva para aplicação da vacina contra a Covid-19. 

Por conta da campanha de vacinação contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde de Irati irá dividir os horários de atendimento das salas de vacinação, para organizar a logística necessária. No período da manhã, serão aplicadas as vacinas de rotina e contra a Covid-19 (1ª e 2ª doses). Já no período da tarde será feita a imunização contra a gripe. 

Para esta primeira etapa da vacinação contra gripe, Irati recebeu 25% das doses, sendo 1.240 crianças menores de 6 anos, 190 para gestantes e puérperas, e 380 para trabalhadores de Saúde, priorizando aqueles que estão na linha de frente da Unidade Sentinela e de referência para atendimento de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave.