Publicidade Topo

notícias

Vereador de Irati morre por complicações da Covid-19

Ailton Laroca, de 63 anos, faleceu na manhã de hoje, 21, na Santa Casa de Irati. Agricultor havia sido eleito para o segundo mandato na Câmara

Ailton Laroca. Foto: Assessoria da Câmara Municipal

O vereador iratiense Ailton Laroca (PV), de 63 anos, morreu na manhã de hoje, 21, por complicações causadas pela Covid-19. Ele havia sido diagnosticado com a doença no dia 21 de fevereiro e foi internado seis dias depois. O parlamentar estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Irati. O corpo do vereador será cremado no crematório Perpétuo Socorro, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. 

Laroca havia sido eleito para o seu segundo mandato na Câmara Municipal. Ele havia obtido 763 votos nas eleições municipais do ano passado e conseguiu uma das três vagas do Partido Verde (PV) no legislativo. Os outros vereadores do partido são Hélio de Mello e Nei Cabral. 

Ao ser entrevistado pela reportagem da Najuá após o pleito, Laroca disse que sua atuação na Câmara seria voltada para as áreas da saúde, assistência social e estradas rurais. Ele deixou a esposa, dois filhos e três netos. “Laroquinha” como era conhecido carinhosamente tinha identificação com a comunidade do Pinho. Exerceu o cargo de vereador pela primeira vez na legislatura 2009/2012. O agricultor também foi candidato em outras duas oportunidades, mas não conseguiu se eleger. Em 2012, ele obteve 702 votos quando era filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Quatro anos depois, Laroca somou 622 votos pelo Partido Progressista (PP). 

A primeira suplente do PV, Vera Gabardo, deverá substituir Laroca na Câmara. Ela já havia assumido a vaga no dia 9 de março e inicialmente permaneceria no cargo por 45 dias, que era o período de licença do agricultor. 

Em virtude da morte do vereador, o prefeito Jorge Derbli decretou lutou oficial de três dias no município. “O município se solidariza com os familiares e amigos do vereador Laroca neste momento”, diz um trecho da nota de pesar divulgada pela secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati. A Câmara de Irati também manifestou condolências aos familiares e amigos do vereador. “Em reconhecimento ao trabalho e dedicação em prol do município, a Câmara Municipal presta homenagem ao vereador, que tanto fez por Irati. Em nome do legislativo, o presidente Hélio de Mello, manifesta suas condolências aos familiares e amigos de Ailton Laroca pelos bons serviços prestados, como cidadão e vereador à nossa comunidade”.

Quer receber notícias locais?

No sábado, 20, o Departamento de Vigilância Epidemiológica já havia confirmado mais dois óbitos em decorrência do coronavírus. Uma mulher, de 83 anos, morreu no Pronto Atendimento Municipal. Já um homem, de 79 anos, faleceu na UTI da Santa Casa de Irati. Ele estava internado desde o dia 11 de março. Os três iratienses que faleceram entre sábado, 20, e domingo, 21, tinham comorbidades, ou seja, outras doenças associadas, segundo informações do Departamento de Vigilância Epidemiológica.

Até o início da tarde de hoje, 21, o município de Irati havia confirmado 3.720 casos de Covid-19. Desses, 46 iratienses faleceram e 3.546 pacientes se recuperaram da doença. 104 pessoas contaminadas estão em isolamento domiciliar e 24 internadas, sendo 17 em leitos de enfermaria e sete de UTI. 46 moradores tiveram sintomas de Covid-19 e aguardam resultado do exame laboratorial.