Publicidade Topo

notícias

Vacinação contra Covid-19 para iratienses com 68 anos ou mais prossegue nesta segunda-feira

População pode procurar unidade volante no Parque Aquático ou uma das 11 salas de vacinação do município

Na semana passada, pessoas acima de 70 anos receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus em Irati. Foto: Cibele Mitz

A vacinação contra o coronavírus prossegue nesta segunda-feira, 29, para pessoas com 68 anos ou mais. A imunização para essa faixa etária já havia iniciado no sábado, 27, na unidade volante do Parque Aquático. 

Nesta segunda-feira, 29, a população pode comparecer no pavilhão João Wasilewski e também nas 11 salas de vacinação do município que ficam na Vila São João, Adhemar Vieira de Araújo, Riozinho, Engenheiro Gutierrez, Lagoa, Guamirim, Pirapó, Gonçalves Junior, Itapará e Pinho de Baixo. 

A secretaria de Saúde de Irati ressalta que o atendimento nas unidades de saúde menores deve ser realizado no período da manhã ou agendado. “Chamamos de unidades menores, por exemplo as UBS de Engenheiro Gutierrez, Riozinho, Guamirim, Pirapó, enfim, todas as unidades do interior, onde o volume de pacientes não é grande. Em sua maioria, os atendentes conhecem os pacientes e vão chamando conforme a disponibilidade das vacinas”, afirma a chefe do Departamento de Epidemiologia, enfermeira Denise Homiak Fernandes. 

Quer receber notícias locais?

A vacina não evita que a pessoa tenha contato com a Covid-19. Por isso, é necessário que ela mantenha os cuidados, pois pode ser infectada e transmitir o vírus. A secretaria de Saúde enfatiza que os organismos reagem de forma diferente, dependendo de fatores como a faixa etária e o sistema imunológico. A pessoa deve ficar protegida duas semanas após receber a segunda dose. Esse é o tempo que o sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células. “Esse também foi o intervalo usado nos testes clínicos da Coronavac, a vacina do Butantan, para medir a resposta imune dos participantes. Ainda vale lembrar que uma quantidade ainda maior de anticorpos pode ser registrada até um mês após o fim da vacinação, também variando de indivíduo para indivíduo. É importante esperar, porém, que grande parte da população tenha sido imunizada antes de voltarmos aos antigos hábitos, para evitar contaminar outras pessoas, já que o indivíduo que tomou a vacina ainda pode transmitir o vírus. Mesmo após a imunização, ainda será preciso manter medidas de segurança, como o uso de máscara e a higienização constante das mãos”, afirma a secretaria de Saúde.

Até a noite deste domingo, 28, Irati havia registrado 3.808 casos de coronavírus desde o início da pandemia. 3.646 pessoas já se recuperaram da doença e 51 faleceram. 87 moradores contaminados estão em isolamento domiciliar e 24 internados, sendo 13 em enfermarias, seis em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e cinco no Pronto Atendimento Municipal. 44 munícipes tiveram sintomas e aguardam resultado dos testes.