Publicidade Topo

notícias

Super Najuá transmitirá encenação do Teatro da Paixão de Irati de 2020

Espetáculo será transmitido na sexta-feira (02), com cenas inéditas que seriam apresentadas no ano passado no espetáculo, que precisou ser cancelado em virtude da pandemia/Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Sava 

Foto: Facebook do Teatro da Paixão de Cristo de Irati/Arquivo

 

A Super Najuá FM 92.5 irá transmitir a encenação do Teatro da Paixão que seria apresentada no ano passado, mas foi cancelada por causa da pandemia de coronavírus. Neste ano, o evento foi cancelado novamente pelo mesmo motivo. A transmissão será na sexta-feira (02) em um formato de rádio-teatro, a partir das 19 h. 

 

No início do ano havia a expectativa de realizar a apresentação da edição de 2019 no cinema de Irati, mas o agravamento da segunda onda do coronavírus no estado cancelou os planos para este ano. “Infelizmente, com o aumento da pandemia, já desde o começo do mês de março, o cinema fechou novamente e não pudemos estar exibindo o Teatro da Paixão que foi realizado em 2019 lá no Cinema.com, onde seria uma oportunidade de o pessoal reviver essa história do imenso amor de Deus por nós”, disse Eliton Mattozo, integrante do Grupo de Teatro São Francisco de Assis. 

 

A transmissão que será realizada na sexta-feira trará uma versão resumida do teatro. “A gente preparou praticamente 100% do teatro de uma forma resumida. Em uma hora, vamos colocar desde a infância de Jesus, no qual Jesus com 12 anos no templo, a parte do João Batista, no qual é feita pelo nosso amigo Paulo [Sava], até a ressureição. Foi colocado até um pedaço da ressureição pro finalzinho para trazermos Jesus ressuscitado tendo aquela mensagem final e aquela música que é linda que é a ‘Ninguém te ama como eu’, cantada pelo Sandro Volski”, conta Mattozo.

 

A edição de 2020 não foi apresentada ao público, mas será possível transmitir o áudio do espetáculo do ano passado porque, desde 2018, o teatro trocou os microfones dos atores e adotou a dublagem como um recurso para evitar problemas técnicos, como a microfonia. 

Quer receber notícias locais?

Assim, o público poderá conferir o que seria apresentado no ano passado. “Deu tempo para gravar todas as cenas no ano passado. Praticamente estávamos finalizando as edições e transformamos em rádio-teatro no qual vai ao ar pela Super Najuá”, disse o integrante do grupo de teatro. 

 

Nesta edição, haverá cinco cenas novas incluindo passagens de milagres e também o menino Jesus ainda novo. “No ano passado, iríamos ter a primeira cena que é Jesus menino no templo, no qual Jesus se perde em Jerusalém e Maria e José ficam loucos perguntando, indo atrás do menino. Quando chegam lá no templo, Jesus está fazendo a leitura.  Seria uma cena nova. A parte do João Batista, Jesus sendo batizado nas águas do Rio Jordão, as tentações no deserto, o sermão da montanha, a cura do cego, do endemoniado, seria a cura do endemoniado, a samaritana, a ressureição de Lázaro e por aí se vai”, relata Mattozo. 

 

O Teatro da Paixão é realizado em Irati há mais de 30 anos e reúne mais de 300 pessoas para realizar a montagem dos espetáculos. O grupo conseguiu recuperar diversos vídeos de espetáculos anteriores. “A gente conseguiu fazer um resgate do Teatro da Paixão de Cristo, de fitas, desde o ano de 1992, não é 2002, é 1992. Graças ao nosso amigo Brandalise, nós conseguimos resgatar esses vídeos”, explica. Os vídeos foram compilados em um canal de YouTube, que pode ser acessado clicando aqui.

 

O presidente do Grupo de Teatro São Francisco de Assis, Vanderlei Kava, conta que a apresentação do espetáculo ajuda as pessoas a passar por esse momento de pandemia. “O Teatro quer se solidarizar com todas as famílias que sofrem nesse momento, que é tão difícil para nós falarmos de alegria e de desafio, mas temos que, com o Teatro da Paixão onde nós encenávamos com toda aquela vibração, com paixão realmente, mostrar que o Evangelho na nossa vida é também uma paixão. Quem crê em Jesus Cristo também passará por essas dores e também passará por essa cruz. E é o que estamos passando. Mas na certeza de que um dia, nossa cruz vai nos levar a essa vida eterna de ressureição como Cristo passou para nós”, disse. 

 

Além da Super Najuá, o espetáculo também será transmitido pela Rádio Cultura, da Diocese de Guarapuava, e pela Rádio Santana, de Ponta Grossa. A página do grupo no Facebook também programará uma live às 20h, com a transmissão do espetáculo. Mais informações clique aqui

 

Programação: Em outubro, a comunidade franciscana comemora os 40 anos da capela São Francisco. A programação planejada para este ano continua mantida, com uma novena a partir do dia 1º de outubro e a tradicional celebração, seguida de almoço, no dia 10 de outubro.Como no ano passado não foi possível realizar o almoço, as fichas adquiridas em 2020 poderão ser usadas no almoço deste ano.