Publicidade Topo

notícias

Sistema FIEP oferece 80 vagas gratuitas para EJA em Irati

Serão 40 vagas para turma de Ensino Fundamental e 40 vagas para o Ensino Médio

Inscrições para EJA podem ser feitas na unidade do SESI/SENAI de Irati que fica na rua Coronel Emílio Gomes, número 3. Foto: Divulgação

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) está oferecendo 80 vagas gratuitas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Irati. São 40 vagas para o Ensino Fundamental (6ª ano a 9º ano) e 40 para o Ensino Médio. As vagas são preenchidas por ordem de chegada e são direcionadas para pessoas maiores de 18 anos que não finalizaram os estudos. 

Segundo a relação comercial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Maraísa Castro, o objetivo é incentivar a continuidade dos estudos. “Incentivar as pessoas a voltarem, retomarem os estudos e acreditarem que elas podem, de repente, depois de concluir, engatar um curso técnico, engatar uma graduação, fazer decolar a carreira dela”, disse Maraísa durante entrevista à Najuá. 

A gratuidade é até a conclusão do curso, mas o aluno não pode interromper a frequência das aulas. “A pessoa pode desistir, mas ela acaba perdendo a gratuidade. Mas se ela não desistir, tiver interesse do início ao fim, ela vai ter esse serviço disponível para ela totalmente na gratuidade”, explica a representante do SENAI.

Quer receber notícias locais?

Com a pandemia, as aulas estão sendo realizadas de forma on-line, por isso o aluno precisa ter acesso a um computador ou celular com internet. “Fora da pandemia, nós temos aulas uma vez por semana, no período da noite. Neste momento da pandemia, essa aula também está on-line. Por exemplo, na turma de Ensino Fundamental, as aulas estão previstas para acontecer na quinta-feira à noite, via on-line. O aluno tem acesso à internet, ele vai acessar, o professor vai estar do outro lado da tela com os alunos e vão ter essa troca de conhecimento ali”, conta. 

As aulas on-line acontecem à noite, das 18h30 às 22h30. As aulas ficam gravadas no sistema, caso o aluno perca algum dia. 

A duração do curso de Ensino Fundamental é de dois anos e para o Ensino Médio é de um ano e meio. Caso o aluno tenha feito algum EJA anteriormente, a duração total do curso pode ser menor. “Se tem uma disciplina que já fez em outra instituição, ele vem aqui e eliminamos a disciplina. Vale lembrar também, que por exemplo, o aluno terminou na 8ª série, não concluiu a 8ª série e depois não foi mais atrás. Então, ele vem aqui e faz os dois anos. Agora se ele parou na 8ª série e foi em outra instituição e fez disciplinas – português, matemática – ele vem aqui e elimina. Se concluiu as disciplinas lá, ele elimina as disciplinas, porque não usamos séries, usamos disciplinas”, explica. 

De acordo com Maraísa, outros alunos que participam do curso têm visto bons resultados. “A gente tem visto bons resultados. Os alunos têm se empenhado bastante, tem aproveitado essa oportunidade porque sabemos que é corrido para todo mundo, trabalho, família, nós temos outros afazeres, então para eles encaixarem outro estudo está bem tranquilo, eles fazem na parte da noite”, disse. 

Para fazer a inscrição, os alunos devem levar a carteira de identidade, o CPF, certidão de nascimento, comprovante de endereço, histórico escolar original e foto 3X4. Caso o aluno estiver trabalhando, ele pode levar a carteira de trabalho. As vagas também são disponibilizadas para quem não estiver trabalhando. 

Antes da inscrição, é preciso agendar um horário de atendimento pelo WhatsApp, no número (42) 3421-4882. Uma outra turma de EJA que foi aberta em fevereiro e ofertava 30 vagas foi preenchida e já iniciou as aulas.