Publicidade Topo

notícias

Profissionais da saúde e pessoas com 70 e mais recebem vacina contra a Covid-19 em Irati

Trabalhadores do setor com mais de 30 anos de idade foram imunizados na manhã desta quarta-feira, 24. Cronograma de vacinação da tarde foi suspenso porque as doses acabaram. Calendário para idosos continua nesta quinta-feira, 25/Paulo Henrique Sava

Profissionais da saúde com 30 anos ou mais foram vacinados na manhã desta quarta-feira, 24, no Pavilhão do Parque Aquático em Irati. Foto: Paulo Henrique Sava
Profissionais que atuam na área da saúde e se cadastraram até as 12 horas de terça-feira, 23, no site da Prefeitura, foram vacinados com doses da vacina Coronavac contra a Covid-19 nesta quarta-feira, 24, em Irati. No período da manhã, foram imunizados os profissionais da saúde com 30 anos ou mais; à tarde, seria realizada a vacinação dos trabalhadores do setor com idade igual ou superior a 18 anos, porém, o cronograma foi suspenso porque as doses para este grupo acabaram. Uma nova data será divulgada assim que o município receber novas doses. 

O pavilhão recebeu toda a estrutura adequada para a aplicação das doses, contando com 3 cabines de vacinação, bancos com marcações para a manutenção do distanciamento social e álcool gel à disposição.Nossa reportagem conversou com alguns profissionais que tomaram a primeira dose da vacina. Paula Mariana Lascoski, secretária de um consultório médico, contou que aguardava a vacina com muita expectativa. “A expectativa era grande, achamos que ia demorar um pouco mais, a ansiedade também era grande, mas fico feliz porque agora o pessoal da saúde já está se vacinando e está vindo para os idosos também, então fico bem feliz por boa parte da sociedade estar se imunizando”, frisou.

A massoterapeuta Juliane Lamezon elogiou a tranquilidade da movimentação e a organização do local de vacinas. “Está uma movimentação bem tranquila, o pessoal da saúde está bem prevenido com máscaras e álcool gel. Estamos na esperança de que dias melhores virão e que logo todos poderão tomar a vacina”, pontuou.

Cristiane Cosmo, gerente de uma clínica ortodôntica, disse que estava ansiosa pela imunização. “É o que eu esperava por trabalhar na área da saúde e conviver com pessoas do grupo de risco”, comentou. Cristiane Czelusniak, que trabalha no mesmo estabelecimento, afirmou que sentiu alívio após receber a vacina. “Estamos ansiosos e contentes, nos sentindo aliviados com a vacina e ansiosos para que todos tenham a chance de tomar a vacina o quanto antes”, ressaltou.

Quer receber notícias locais?

O fisioterapeuta Bruno Benato demonstrou muita ansiedade e expectativa para ser imunizado. “Estava bastante ansioso, na expectativa de trazer tranquilidade para todos ao meu redor, meus familiares e meus pacientes. Isto nos tranquiliza e nos dá mais esperança de dias melhores. Estou muito feliz e espero que, em breve, todos possamos estar imunizados”, comentou.

Denise Homiak Fernandes, enfermeira-chefe do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, relatou que a procura pela vacina está sendo bem expressiva. “A população está procurando mesmo pela vacina, e isto é muito bom. O importante é vacinar todo o povo”, frisou. 

Conforme Denise, em março o município recebeu doses pelo menos uma vez por semana. Somente nos últimos dias, foram enviadas duas remessas, uma delas com 1770 doses, o que pode agilizar o calendário de vacinação. “Esperamos que este repasse de vacinas permaneça com este ritmo e assim conseguiremos agilizar o calendário de vacinação das outras faixas etárias também. Todas as vacinas que chegam estão sendo aplicadas”, finalizou.

O calendário de vacinação contra a Covid-19 continua nesta quinta-feira, 25. Pela manhã, serão vacinados os idosos com 73 anos ou mais; à tarde, idosos com 72 anos ou mais. Na sexta-feira, 26, pela manhã, serão vacinados idosos a partir de 71 anos; à tarde, pessoas com 70 anos ou mais. Pessoas que estejam nestas faixas etárias devem procurar as unidades de saúde com sala de vacinação do município: Ademar Vieira de Araújo, Vila São João, Riozinho, Engenheiro Gutierrez, Lagoa, Guamirim, Pirapó, Gonçalves Junior, Itapará, Palmital e Pinho de Baixo. 

Fotos: Paulo Henrique Sava

Bruno Benato, fisioterapeuta

Cristiane Czelusniak e Cristiane Cosmo

Denise Homiak Fernandes, enfermeira-chefe do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde

Juliane Lamezon, massoterapeuta

Paula Mariana Lascoski, secretária de consultório médico