Publicidade Topo

notícias

Novas mortes por coronavírus são registradas em Irati e Imbituva

Imbituva já registrou 55 óbitos e 2.208 casos da doença desde o início da pandemia. Já em Irati foram infectadas 3.838 pessoas, sendo que 52 faleceram

Imagem aérea de Irati. Foto: Bruno Fauat

As cidades de Irati e Imbituva confirmaram novas mortes por coronavírus nesta segunda-feira, 29. Os dois municípios registram as maiores quantidades de óbitos na área de abrangência da 4ª Regional de Saúde.

O 55º morador de Imbituva que faleceu foi um homem, de 72 anos, que havia sido transferido para a Santa Casa de Irati. Ele morreu na madrugada de hoje, 29. O imbituvense estava internado no Pronto Atendimento Municipal aguardando vaga de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde sexta-feira, 26. Ele foi transferido pouco antes de falecer. Nesta segunda-feira, 29, a secretaria de Saúde de Imbituva confirmou mais 16 casos de Covid-19 e comunicou a recuperação de mais 54 pacientes. No total, 2.208 casos foram diagnosticados na cidade desde o início da pandemia. Desses, 2.080 moradores se recuperaram e sete estão internados. 66 pessoas infectadas permanecem em isolamento domiciliar e 37 munícipes apresentaram sintomas gripais e estão aguardando resultado dos testes. Dois imbituvenses estão internados no Pronto Atendimento Municipal esperando transferência para um hospital. 

Já em Irati, a secretaria de Saúde de Irati confirmou a 52ª morte em função da Covid-19. Uma mulher, de 67 anos, que tinha comorbidades, faleceu na noite de ontem, 28. Ela estava internada na UTI da Santa Casa de Irati desde quarta-feira passada, 24. Nesta segunda-feira, 29, o município confirmou mais 30 casos de coronavírus. Sendo assim, o município já registrou 3.838 casos da doença desde o início da pandemia. 3.666 iratienses já se recuperam da infecção e 21 estão internados, sendo 11 em enfermarias, sete em UTIs e três no Pronto Atendimento Municipal. 99 pessoas infectadas estão em isolamento domiciliar e são consideradas como casos ativos. Mais 29 iratienses apresentaram sintomas e aguardam resultado dos exames.

Quer receber notícias locais?

A vacinação contra Covid-19 prossegue em Irati e Imbituva nesta terça-feira, 30, para pessoas com 68 anos ou mais. Em Imbituva, a população pode receber a primeira dose nas unidades da Vila Zezo, Tangará, Vila Nova, Kelly Cristina Moleta, Mato Branco, Palmar, Bela Vista e Lontrão das 8 às 16 h. No posto de Restinga, a vacinação será a partir das 13h30 desta terça-feira, 30. Pessoas com 70 anos ou mais que ainda não receberam a vacina também podem comparecer aos locais de vacinação para serem imunizados. Os munícipes devem levar carteirinha de vacina, CPF e cartão do SUS. Em Irati, a secretaria de Saúde continuará vacinando pessoas com 68 anos ou mais nesta terça-feira, 30. Para quem preferir se vacinar no pavilhão do Parque Aquático, o horário de atendimento será das 8 às 16 h. Já nas outras 11 salas de vacinação do município, a aplicação das doses será das 7h30 às 11h30 e das 12h30 até 16h30. 

Até a manhã desta segunda-feira, 5.162 moradores de Irati receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus, sendo que 3.393 foram aplicadas em idosos e pessoas institucionalizadas e 1.568 em trabalhadores da saúde. Já a quantidade de pessoas que recebeu a segunda dose chegou a 973. Desse total, o grupo de idosos e pessoas institucionalizadas atingiu 258 pessoas. O grupo de trabalhadores de saúde abrange 715 profissionais.

Na Santa Casa de Irati, que é hospital de referência no atendimento da Covid-19 na região, a taxa de ocupação de leitos permanece no limite. Até o fim da tarde de hoje, 11 pessoas ocupavam a enfermaria e 12 estavam na UTI. “Continuem se cuidando. Precisamos da sua ajuda. Higienize suas mãos, use álcool gel, use máscara, mantenha o distanciamento e evite aglomerações. Se puder fique em casa”, solicita a direção do hospital.