Publicidade Topo

notícias

Novas doses permitirão vacinação de idosos entre 70 e 74 anos em Irati

Município recebeu mais 1.770 doses para aplicação em idosos e trabalhadores de saúde. Confira o novo calendário de vacinação contra Covid-19

Secretaria de Estado da Saúde (SESA) enviou nesta segunda-feira, 22, mais 369.650 doses de vacina contra o coronavírus às 22 Regionais do Paraná. Foto: Ari Dias/AEN

A secretaria de Saúde de Irati recebeu mais 1.770 doses de vacina contra o coronavírus para continuar a imunização dos trabalhadores de saúde e dos idosos. A novidade é a inclusão de uma nova faixa etária. Pessoas com idade entre 70 e 74 anos poderão ser vacinadas nesta semana. 

Na manhã desta terça-feira, 23, a vacina será aplicada em idosos de 75 anos ou mais. Já no período da tarde será a vez de iratienses de 74 anos ou mais. Na quarta-feira, 24, a vacinação será exclusiva para trabalhadores da saúde no pavilhão do Parque Aquático. De manhã, a imunização ocorrerá nos profissionais com 30 anos ou mais. À tarde, jovens com 18 anos ou mais poderão receber a primeira dose da vacina. Na manhã de quinta-feira, 25, os moradores de Irati com 73 anos ou mais serão imunizados. Após o almoço, ocorrerá a vacinação de pessoas com 72 anos ou mais. A programação elaborada pela secretaria de Saúde ainda prevê a vacinação de idosos com 71 anos ou mais na manhã de sexta-feira, 26. No mesmo dia, iratienses com 70 anos ou mais serão vacinados no período da tarde. 

Os idosos podem receber a vacina no pavilhão do Parque Aquático ou em uma das 11 salas de vacinação do município. Cinco delas ficam na área urbana nas unidades Adhemar Vieira de Araújo, Vila São João, Riozinho, Engenheiro Gutierrez e Lagoa. Mais seis salas de vacinação funcionam no interior do município nas comunidades do Guamirim, Pirapó, Gonçalves Junior, Itapará, Palmital e Pinho de Baixo. 

Quer receber notícias locais?

Quem são os trabalhadores da saúde contemplados? O grupo de trabalhadores da saúde que pode ser vacinado contra o coronavírus abrange profissionais que atuam em hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. Os profissionais de saúde são representados em 14 categorias: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e gestores. 

O grupo ainda contempla pessoas que trabalham com cuidados domiciliares, como programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas e parteiras, funcionários do sistema funerário, Instituto Médico-Legal (lML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. Também podem ser vacinados estudantes da área de saúde e da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. Pessoas que trabalham em Instituição de Longa Permanência Para Idosos, como é o caso de asilos, casas de apoio e cemitérios também foram incluídos no grupo de trabalhadores da saúde. Por isso, a recomendação é que sejam imunizados. Por enquanto, não estão elencados como prioritários os funcionários de academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal.

Irati passa de 3.100 pessoas imunizadas com a primeira dose: Até o início da tarde desta segunda-feira, 22, o município de Irati já havia vacinado 3.156 pessoas com a primeira dose, sendo 1.845 que foram aplicadas em idosos e pessoas institucionalizadas e 1.311 em profissionais da saúde. Por outro lado, 918 iratienses receberam duas doses da vacina contra o coronavírus. Desse número, a segunda dose foi aplicada em 688 trabalhadores de saúde e 230 idosos e pessoas institucionalizadas.  

Município registra 48 óbitos: Até agora, Irati já registrou 48 mortes em decorrência da Covid-19. O total de casos registrados é de 3.744. Já a quantidade de recuperados atingiu 3.570. Vinte e dois iratienses estão internados, sendo 15 em leitos de enfermaria, seis de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e um no Pronto Atendimento Municipal.