Médico prudentopolitano morre de Covid-19
Doutor João Techy Filho, de 72 anos, faleceu na manhã de hoje, 29, em hospital de Guarapuava. Médico foi vice-prefeito de Prudentópolis e exerceu mandato de deputado estadual entre 1995 e 1998
![]() |
João Techy Filho tinha mais de 45 anos de formação médica. Foto: CRM/Arquivo |
O médico prudentopolitano João Techy Filho, de 72 anos, faleceu na manhã desta segunda-feira, 29, por complicações causadas pela Covid-19. O doutor foi vice-prefeito de Prudentópolis na legislatura 1993/1996 e exerceu o cargo de deputado estadual entre 1995 e 1998. Ele estava internado no hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava, desde o dia 16 de março. O doutor tinha mais de 45 anos de formação médica e foi sócio fundador da Rádio Copas Verdes, de Prudentópolis, que iniciou as atividades em 1989. Não haverá velório cumprindo os protocolos de combate ao coronavírus. O corpo do médico será enterrado na manhã desta terça-feira, 30, no Cemitério Municipal de Prudentópolis.
O prefeito de Imbituva, Celso Kubaski, decretou luto oficial de três dias no município em virtude da morte do médico. João Techy Filho foi proprietário do antigo hospital São João e médico atuante em Imbituva. A filha dele, Carolina Techy Canteri, comandou a secretaria de Saúde de Imbituva por um mês no início da gestão de Kubaski neste ano. Ela é médica concursada do município e atua na Unidade Básica de Saúde (UBS), Eloir Chaves.
João Techy Filho nasceu em Prudentópolis no dia 18 de dezembro de 1948. Foi casado com Vera Lúcia Angelo Techy e teve três filhos, sendo dois médicos Carolina e Catarina Techy. O médico foi eleito vice-prefeito de Prudentópolis na legislatura 1993/1996, que foi comandada pelo prefeito Markiano Antonio. Em 1994, ele concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Com 12.392 votos pelo Partido Progressista Reformador (PPR), João Techy Filho foi eleito deputado estadual. Durante o período que permaneceu na ALEP, de 1995 a 1998, o doutor integrou a Comissão Executiva do Partido e foi o quarto secretário da Mesa Executiva da Assembleia. Na eleição de 1998 obteve 17.231 votos, mas ficou na suplência do Partido Progressista Brasileiro (PPB) na ALEP. Com isso, ele assumiu a chefia da Coordenadoria de Saneamento e Vigilância Sanitária. Como médico, ele trabalhou em várias cidades da região como Ponta Grossa, Ivaí, Guarapuava e Imbituva.
O doutor José Techy, que era irmão de João Techy Filho, também morreu em função da Covid-19. Ele faleceu no dia 18 de março no Hospital Sugisawa, em Curitiba, cidade onde residia. Segundo informações do Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRM/PR), José Techy havia cancelado o seu registro e estava afastado das atividades profissionais há alguns anos. Ele tinha 85 anos e 60 de formação médica. José também era natural de Prudentópolis e encerrou suas atividades médicas em 2007.