notícias

Irati e Imbituva registram novos óbitos em função do coronavírus

JARDIM DA PAZ

Duas cidades somam 100 mortes em decorrência da doença, sendo 48 óbitos em Irati e 52 em Imbituva

Imbituvense que faleceu estava internado no hospital da Cruz Vermelha, em Castro (imagem). Foto: Divulgação

As cidades de Irati e Imbituva registraram novas mortes em decorrência do novo coronavírus. Uma iratiense, de 66 anos, que tinha comorbidades, faleceu na tarde desta segunda-feira, 22. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Irati desde o dia 14 de março. Esse foi o 48º óbito registrado no município por complicações da infecção. 

Hoje, a secretaria de Saúde de Irati diagnosticou mais 24 casos de coronavírus. Com isso, o município passou para 3.744 casos da doença desde o início da pandemia. 3.570 pacientes se recuperaram da infecção e 103 contaminados estão em isolamento domiciliar. Vinte e dois iratienses estão internados, sendo 15 em leitos de enfermaria, seis de UTI e um no Pronto Atendimento Municipal. Cinquenta pessoas tiveram sintomas de Covid-19 e aguardam resultado dos testes. 

Já em Imbituva, um homem, de 42 anos, morreu em virtude da Covid-19 na manhã de domingo, 21. Ele estava internado no hospital da Cruz Vermelha, em Castro, desde o dia 28 de fevereiro. Nesta segunda-feira, 22, a secretaria de Saúde de Imbituva confirmou mais 14 casos de coronavírus e a recuperação de 14 pessoas. Atualmente, quatro moradores estão no Pronto Atendimento de Imbituva aguardando vaga para transferência para hospitais de referência. No acumulado desde março de 2020, Imbituva já registrou 2.133 casos de Covid-19. O número de pessoas recuperadas atingiu 1.981. Nove imbituvenses estão internados e 52 faleceram em virtude da doença. 91 pessoas contaminadas estão em isolamento domiciliar e 77 moradores que apresentaram síndrome gripal permanecem em monitoramento. 

A secretaria de Saúde de Imbituva solicita que a população prossiga cumprindo as medidas de proteção, como o distanciamento social, pois a taxa de ocupação de leitos para atendimento da Covid-19 está em 96% no Estado. O percentual é superior a 90% em todas as regiões: Leste (97%), Oeste (94%), Noroeste (94%) e Norte (94%).

Quer receber notícias locais?

Em Imbituva, a vacinação contra o coronavírus será realizada em idosos a partir de 75 anos nesta semana. Nesta terça-feira, 23, as equipes vão aplicar as doses nos postos da Vila Nova e Restinga no período da manhã. Durante à tarde, a vacinação será realizada nas unidades do Mato Branco e Palmar. Na unidade Kelly Cristina Menon Moleta, no centro da cidade, a vacinação será realizada o dia todo. A secretaria de Saúde de Imbituva ressalta que a data de aplicação da segunda dose está assinalada na carteirinha de vacinação. Quem comparecer nos postos de saúde deve levar a carteirinha de vacinação, CPF e cartão do SUS. 

Imbituva também iniciou a segunda etapa de vacinação nos profissionais de saúde. Podem ser imunizados trabalhadores de consultórios médicos e odontológicos, farmácias, recepcionistas, balconistas, atendentes, auxiliares, serviços gerais, profissionais com formação técnica ou acadêmica que estejam atuando na área de saúde (nutricionistas, psicólogos, terapeuta ocupacional, farmacêutico, odontólogos, fonoaudiólogos), além das pessoas que atuam como cuidadores de idosos e estudantes dos cursos técnicos e acadêmicos da área de saúde desde que estejam comprovadamente em estágio hospitalar, atenção básica, clínica ou laboratórios. Profissionais formados na área de saúde, mas que não estão atuando neste momento, não serão contemplados. Conforme ofício do Ministério da Saúde, essa fase da vacinação não abrange profissionais que trabalham em academias de ginástica, clínicas de estética, estúdios de tatuagem, óticas e estabelecimento de saúde animal.

Os profissionais de saúde de Imbituva que podem ser vacinados devem entrar em contato no telefone 3436-1379. Eles devem informar nome, telefone e local de trabalho para agendar a data da imunização.