notícias

Em conta-gotas, mais uma remessa de Coronavac chega para a 4ª Regional de Saúde

JARDIM DA PAZ

Dificuldade de enviar número de doses para atender por inteiro um grupo de faixa etária reside na escassez de vacinas efetivamente contratadas para este momento, pelo Ministério da Saúde/Jussara Harmuch


Mais uma remessa de vacinas da Coronavac/Butantan chega em Irati. As vacinas, encaminhadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), são destinadas a a faixa etária entre 70 a 74 anos - 4.292 pessoas -, somando os nove municípios da regional. Na semana passada haviam chegado doses para a faixa etária de 75 e 79 anos (3.032 pessoas). As vacinas chegam aos poucos não por uma deficiência no fluxo de logística do Paraná, pois assim que o estado recebe doses do Ministério da Saúde, elas são distribuídas via Centro de Medicamentos do Paraná (CEMEPAR), um sistema que já funciona bem para que insumos e outros medicamentos cheguem à ponta, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No caso da 4ª Regional, o motorista vai buscar em Curitiba e logo que chegam a Irati são retiradas pelas equipes das secretarias municipais. 

A dificuldade em agilizar a vacinação para os demais grupos prioritários e, depois, para toda a população indicada, está na escassez de vacinas no Ministério da Saúde que, não tem conseguido viabilizar o produto em tempo.

Confira quanto cada município vai receber desta remessa que chegou hoje, 22.

O chefe da 4ª Regional, Walter Trevisan, informa que já foram repassadas doses para imunizar acima de 90% dos trabalhadores de saúde. Das 173.762 pessoas que residem nos municípios da 4ª Regional de Saúde, até agora, 14.150 (8,14%) foram vacinadas ou já tem garantia da 1ª dose e 3.830 (2,20%) da 2ª dose.

Quanto aos tipos de vacina aplicadas até agora, a maioria foi Coronavac. Apenas 1.970 das 1ª doses aplicadas foram da Astrazeneca/Fiocruz  e 920 das 2ª doses.

Quer receber notícias?