Publicidade Topo

notícias

Decreto estipula novos horários para funcionamento do comércio em Irati

Entre as medidas a serem adotadas, está o fechamento de serviços considerados não-essenciais durante o próximo final de semana

Prefeito Jorge Derbli (PSDB) divulgou novo decreto na tarde desta terça-feira, 09. Foto: Reprodução SECOM
A Prefeitura de Irati emitiu ontem o decreto nº 183/2021, que estipula novos horários de funcionamento de estabelecimentos comerciais a partir desta quarta-feira, 10. O novo decreto tem validade de uma semana (até o dia 17) e começou a vigorar as 05 horas de hoje. Em vídeo divulgado pela Secretaria de Comunicação (SECOM), o prefeito Jorge Derbli (PSDB) explicou que, no próximo final de semana, dias 13 e 14, serviços não essenciais não poderão funcionar. Apenas os supermercados, farmácias, postos de combustíveis (somente com o abastecimento, sendo proibido o funcionamento das lojas de conveniência), panificadoras e distribuidoras de gás permanecerão abertos nestes dias. 

“Fora estas atividades, nada pode funcionar. Será um lockdown parcial aqui em Irati. O que pode funcionar são supermercados, farmácias, panificadoras, postos de combustíveis e distribuidoras de gás. Praças e parques também não podem ter movimento neste sábado e domingo, dias 13 e 14”, frisou. 

Atividades comerciais não essenciais, galerias e centro comerciais e de prestação de serviços não essenciais poderão funcionar de segunda a sexta-feira das 09h às 20h, com limitação de 50% de ocupação. Neste período, também será proibida a presença de crianças e menores de 12 anos nos supermercados e estabelecimentos comerciais. Restaurantes, bares e lanchonetes também poderão abrir no mesmo horário durante a semana, respeitando o limite de 50% de clientes nos locais, menos no sábado e no domingo. A modalidade delivery (entrega em casa) poderá funcionar 24 horas por dia, inclusive no final de semana.

Academias de ginástica para a pratica esportiva individual ou coletiva podem funcionar das 06h às 20h, de segunda a sexta-feira, com limitação de 30% de ocupação. Atividades religiosas, como cultos e missas, poderão ser realizadas presencialmente, desde que sigam o mesmo limite de 30% de ocupação e adotem as medidas de controle do Coronavírus. O toque de recolher continua em vigor das 20h até as 05 horas do dia seguinte, de acordo com o decreto estadual publicado na última sexta-feira, 05.

Quer receber notícias locais?

Seguem suspensas as seguintes atividades: 

- Estabelecimentos destinados ao entretenimento ou a eventos culturais, como casas de shows, circos, teatros, cinemas, museus e atividades correlatas.

- Estabelecimentos destinados a eventos sociais e atividades correlatas, como casas de festas, de eventos ou recepções, bem como parques infantis e temáticos.

- Estabelecimentos destinados a mostras comerciais, feiras de varejo, eventos técnicos, congressos, convenções, entre outros eventos de interesse profissional, técnico ou cientifico.

- Casas noturnas e atividades em parques, praças ou quadras públicas.

- Permanecem proibidas reuniões com aglomeração de pessoas, incluindo eventos, comemorações, assembleias, confraternizações, encontros familiares ou corporativos em espaços de uso público, localizados em bens públicos ou privados. 

Para intensificar a fiscalização, a Guarda Municipal, a Iratran, a Polícia Militar, agentes comunitários de saúde, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar e agentes da dengue farão uma força-tarefa que reunirá cerca de 120 pessoas. 

Com a publicação do novo decreto, todos os anteriores ficam revogados. Derbli solicitou a compreensão da população no cumprimento das medidas, pois não existem mais vagas para atendimento de casos de Covid-19 na Santa Casa e no Pronto Atendimento. “Pedimos a compreensão, pois não temos mais vagas para você na Santa Casa e no Pronto Atendimento. Se cuide, cumpra o decreto e você estará se ajudando e ao próximo”, finalizou.