Publicidade Topo

notícias

Covid-19: Prudentópolis realiza vacinação de idosos acima de 83 anos

Vacinação está acontecendo no sistema drive-thru em frente ao ginásio de Esportes e também nos postos de saúde do interior 

Vacinação dentro dos carros será finalizada nesta quarta-feira, 2, no ginásio Gilmar Agibert. Foto: Prefeitura de Prudentópolis 

A secretaria de Saúde de Prudentópolis iniciou a vacinação contra o coronavírus para pessoas acima de 83 anos nesta semana. Os moradores da área urbana são imunizados dentro dos próprios carros no sistema conhecido como drive-thru em frente ao ginásio de Esportes Gilmar Agibert. Quem reside no interior do município deve comparecer no posto de saúde de sua localidade ou comunidade próxima. 

A imunização dos idosos na área urbana será finalizada nesta quarta-feira, 3. Já no interior do município, a vacinação já aconteceu nas unidades de saúde da Linha Paraná, Herval, Capanema, Piquiri, Peróbas, Ligação e Jaciaba. Nesta quarta-feira, 3, a vacina será aplicada na Linha Esperança das 8h30 às 9h30, na Barra Bonita das 10 às 11h30 e na comunidade de Cachoeirinha das 13h30 às 15h30. Na quinta-feira, 4, a vacinação ocorrerá na unidade de saúde de Marcondes das 8h30 às 10 h, Tijuco Preto das 10h20 às 11h45 e no Pavilhão da Igreja Brasileira do Rio de Areia das 13h30 às 15 h. Por fim, na sexta-feira, será a vez das unidades de Papanduva de Baixo das 8h30 às 10 h, Papanduva de Cima das 10h20 às 11h45 e Patos Velhos das 13h30 às 15 h. Para ser imunizado é obrigatório levar carteira de vacinação, RG e CPF. 

Prudentópolis registrou mais 15 casos de coronavírus nesta terça-feira, 2. Com isso, a cidade chegou ao total de 1.087 moradores diagnosticados com a doença desde o início da pandemia. Vinte e dois moradores morreram por complicações causadas pela Covid-19 e 51 casos permanecem ativos (em isolamento domiciliar). No total, 1.014 moradores se recuperaram da infecção. Sete prudentopolitanos estão internados em leitos de enfermaria e nenhum em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Trinta munícipes aguardam resultado do exame RT-PCR enviado para análise do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR) e 324 pessoas estão sendo monitoradas. 2.480 testes apresentaram resultado negativo desde o início da pandemia. 

 Quer receber notícias locais?

Covid-19 em Irati: Já em Irati, a secretaria de Saúde diagnosticou mais 27 casos de coronavírus nesta terça-feira, 2. A cidade já teve 3.415 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. 3.237 iratienses se recuperaram da infecção. Trinta e seis iratienses morreram em virtude da doença e 14 estão internados, sendo oito pacientes em leitos de enfermaria e seis em UTIs. 128 pessoas infectadas estão em isolamento domiciliar e 79 aguardam resultado do exame laboratorial.

Nesta terça-feira, 2, a Santa Casa de Irati permanece com ocupação de 100% nos leitos disponíveis para tratamento de pacientes com coronavírus. Cinco pessoas ocupavam a UTI e sete estavam na enfermaria. Já no Pronto Socorro Covid, um paciente está intubado e dois internados em leito clínico.

“Nossa equipe pede que a população mantenha os cuidados de distanciamento, higienização das mãos, uso de álcool gel e de máscaras e evite aglomerações. Só assim conseguiremos vencer esta fase difícil do coronavírus“, recomenda a assessoria da Santa Casa de Irati.

Até a manhã de hoje, 1.491 pessoas haviam sido vacinadas contra o coronavírus, sendo 410 doses aplicadas em idosos e pessoas institucionalizadas e 1.081 em trabalhadores de saúde. 616 iratienses já receberam a segunda dose da vacina. Nesta semana, a vacinação é destinada para idosos com 85 anos ou mais. Essas pessoas devem entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde de sua abrangência e realizar o cadastro, que pode ser feito por um familiar. Depois de realizado esse procedimento, o idoso está apto para receber a primeira dose da vacina. A secretaria de Saúde ressalta que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 é uma atividade essencial e permanece ocorrendo normalmente durante esta semana.

Os iratienses que apresentarem sintomas de coronavírus devem se dirigir até a unidade François Abib, no Conjunto Joaquim Zarpellon, das 7 às 17 h. Após às 17 h, quem precisar de atendimento pode se deslocar até o Pronto Atendimento na Vila São João. A unidade está recebendo algumas melhorias em sua estrutura visando proporcionar mais conforto aos pacientes, como uma cobertura metálica na parte externa da UPA e a instalação de um banheiro com chuveiro.

Boletim de coronavírus divulgado nesta terça-feira, 2, em Prudentópolis. Foto: Divulgação