notícias

Consumo de pescados cresce durante a Semana Santa

JARDIM DA PAZ

Maior procura tem sido pelo filé de tilápia e pelo camarão. Feira do Peixe está aberta até sexta-feira, 02, na Feira do Produtor Iratiense 

 Jorge Lamezon. Foto: Divulgação

 

A presença de peixes e outros tipos de pescados vem crescendo na mesa dos iratienses nos últimos tempos. O consumo aumenta ainda mais durante a Semana Santa por conta do costume da maioria dos cristãos de não consumir carne vermelha, especialmente na Sexta-Feira da Paixão. O empresário Jorge Lamezon, que atua há muitos anos na Feira do Produtor Iratiense, contou que o camarão têm sido um dos produtos mais vendidos.

 “Para o camarão, eu tenho muitos clientes, que não estavam acostumados, só em mercados. Está fazendo falta eu descer (para o litoral) para buscar um camarão fresquinho, mas não deu, não quis correr o risco de pegar alguma coisa lá (Covid-19) e trazer para o nosso público. Mas as pessoas estão consumindo bastante. Se a população nos ajudar, quero montar uma peixaria forte aqui, pois Irati ainda não tem”, comentou.

Maior procura tem sido pelo filé de tilápia e pelo camarão durante a Semana Santa. Foto: Divulgação

 

Outro produto que tem conquistado a preferência dos consumidores é o filé de tilápia, mesmo tendo sofrido uma pequena alta no preço em relação a 2020, custando em média R$ 38 o quilo. Lamezon comentou que os produtores atribuem o aumento ao reajuste dos preços da ração utilizada para criação dos peixes. “A ração teve uma alta muito grande, por isto o preço da tilápia se elevou”, frisou. 

Quer receber notícias locais?

Trabalhando com peixes de água doce e salgada, como carpa-capim, pacu, tilápia, bolinhos de bacalhau, filé de pescada e camarão de todos os tipos, Lamezon relatou que ficou surpreso com a procura nos últimos dias, temendo que haja falta de produtos. “Estou me surpreendendo porque o pessoal está procurando e eu tenho medo que falte. Eu gostaria que as pessoas não deixassem para a última hora porque é uma mercadoria cara e não podemos investir muito. Eu estou fazendo o possível e falando com alguns fornecedores que ainda estão entregando e me prometeram que, se precisar, amanhã poderão entregar. É um prazer mais um ano poder colaborar e participar junto com o nosso povo de Irati”, afirmou. A Feira do Peixe está aberta até a próxima sexta-feira, dia 02, a partir das 08 horas, durante todo o dia na Feira do Produtor Iratiense.

Já o empresário Paulo Ivasko ressaltou que os supermercados do grupo estão preparados tanto para a venda de pescados quanto para a Páscoa e a bênção dos alimentos, realizada por muitas igrejas no sábado de aleluia. Para ele, é importante que as famílias mantenham os costumes e as tradições desta época.“Por mais que nos reunamos pouco neste momento, mas os de casa sempre se reúnem. Então é importante manter alguns costumes, não só como venda de supermercado, mas são costumes que vêm de família, de tradição de vários anos, e o Ivasko se preocupa com a manutenção deste símbolo da Páscoa, que é o final da Quaresma, e isto é importante para todos nós”, finalizou. 

Paulo Ivasko. Foto: Rádio Najuá