notícias

Sistema FIEP oferta 30 vagas gratuitas para interessados em concluir ensino médio

Curso será realizado on-line e tem duração de um ano e meio. Aulas começam no dia 25 de fevereiro/Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Sava

Colégio SESI da Indústria de Irati retomou às aulas nesta semana. EJA terá aulas on-line. Foto: Colégio SESI de Irati 

Moradores de Irati e região que estejam interessados em terminar o Ensino Médio de forma gratuita tem mais uma oportunidade. A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) está oferecendo 30 vagas gratuitas para o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As vagas são abertas a toda comunidade, de Irati e região. É preciso ter mais de 18 anos e ter completado o Ensino Fundamental. As inscrições estão sendo realizadas presencialmente e as vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada. A previsão é que o curso inicie no dia 25 de fevereiro e tenha a duração de um ano e meio.

As aulas serão on-line, usando a plataforma do Sistema FIEP que é unificado. Assim, o aluno matriculado terá acesso a uma biblioteca on-line e às aulas, que serão realizadas uma vez por semana. “Ele precisa do quê para acessar essas aulas? Ele vai precisar de ter acesso à internet e a um celular, computador ou tablet, porque ele vai acessar esse portal e vai ter o Presencial Conectado, como chamamos. O professor vai estar do outro lado da tela, ao vivo, com o aluno tirando algumas dúvidas, falando sobre as disciplinas, tudo bem certinho”, explica a relações comerciais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Maraisa Castro. 

As aulas do EJA estão acontecendo de forma remota por causa da pandemia e não há uma previsão de quando voltará a ser presencial, apesar de que há uma estrutura pronta caso as atividades presenciais voltem. “Em período normal, uma vez por semana ele faz as aulas presenciais aqui. Porém, neste momento, nós estamos com a pandemia, então as aulas estão 100% on-line. O aluno que tiver interesse, pode vir e participar 100% on-line. Ele precisará vir para fazer a matrícula na nossa unidade, mas demais ele faz on-line”, conta Maraisa. 

Quer receber notícias locais?

Diferentemente do Ensino Médio regular, as aulas no EJA são realizadas por disciplinas e não por séries. “O aluno vai entrar, acessar essa plataforma, e vai poder ler os conteúdos e aqui trabalhamos com disciplinas. Por exemplo, o aluno fez o primeiro ano do Ensino Médio, mas não fez o segundo e terceiro. Então, se ele vir se matricular aqui na nossa unidade, ele vai fazer o primeiro, segundo e terceiro das três séries. Por exemplo, o português. Ele vem fazer o português do primeiro, segundo e terceiro ano numa disciplina só. Concluiu uma disciplina de português, ele está apto de fazer a de matemática”, relata a funcionária do setor de relações comerciais do SENAI. 

Os alunos que já tenham participado de curso do EJA, de Ensino Médio, e tenham feito alguma disciplina em outra instituição, podem completar as outras matérias que ainda faltam para receber o diploma. “Se tiver no nosso cronograma de aulas aqui, nós aceitamos esses alunos também porque não é por série, é por disciplina”, disse Maraisa. 

As vagas gratuitas ofertadas também incluem o material didático disponível na plataforma. Além do acesso à tecnologia, os alunos também precisam ter um caderno e uma caneta para apontar o conteúdo que pode ser cobrado em um trabalho ou prova.

Os alunos são acompanhados por um professor-tutor da disciplina que estão cursando e uma pedagoga que acompanha o andamento do aluno no curso. “Nós temos um tutor de cada disciplina e o próprio professor acessa o que o aluno acessou e vai tirando as dúvidas ali. Nós também criamos aqui na unidade um grupo de WhatsApp para cada turma, então o aluno que tem alguma dúvida, naquele grupo tem a pedagoga, que é a pessoa que está bem ativa com os alunos tirando todas as dúvidas. Por exemplo, ela também faz um acompanhamento, ela vê a lista, vê um por um ali, e vê que a Maria de tal não acessou um conteúdo. E ela vai lá: ‘Dona Maria, a senhora precisa estudar essa matéria’. O acompanhamento é bem tranquilo nessa parte”, explica. 

Matrículas: Para realizar a matrícula, o aluno deverá levar à unidade do SESI de Irati os documentos originais como RG e CPF, comprovante de endereço, foto 3X4, certidão de nascimento ou casamento e o histórico escolar do Ensino Fundamental. Não é necessário cópia.

“Nessas 30 vagas, ele vai precisar trazer até a unidade a documentação. Se o aluno quer sentir mais segurança, ele pode estar agendando um horário via WhatsApp com a gente para a questão da visita e trazer a documentação presencial. Nós aceitamos os documentos via whatsApp, mas nesse caso das 30 vagas, o critério como é por ordem de chegada, então nós pedimos que o aluno venha presencial para fazer a matricula”, disse. 

A unidade do SESI fica próximo à prefeitura de Irati, na rua Coronel Emiliano Gomes, nº 3, centro. O número de telefone e de WhatsApp é (42) 3421-4882. Além de cursar o Ensino Médio, há a possibilidade de continuar os estudos dentro do Sistema FIEP. “Quem quer terminar o Ensino Médio e já pensando numa faculdade ou num curso técnico, nós temos essa base também. O aluno pode acessar esses serviços nossos com valores diferenciados, com valores bem mais acessíveis para quem é aluno EJA”, explica.