notícias

Polícia Ambiental apreende papagaios e pombas

Apreensões ocorreram em Fernandes Pinheiro e Rio Azul. Já em Telêmaco Borba foram apreendidas redes utilizadas para pesca predatória

Três pombas da asa branca estavam sendo mantidas em cativeiro, conforme a Polícia Ambiental. Foto: Polícia Ambiental/Divulgação

A Polícia Ambiental realizou apreensões de aves em dois municípios da região no fim de semana durante a Operação Vida. No sábado, 30, a equipe localizou um papagaio sem registro do órgão ambiental em uma residência em Fernandes Pinheiro. Ele estava solto no quintal da casa. O proprietário disse que possui o papagaio há seis anos. Segundo a Polícia Ambiental, o infrator assinou o Termo Circunstanciado e recebeu uma multa no valor de R$ 500. 

Já em Rio Azul, os policiais localizaram um papagaio de peito roxo, que é uma espécie ameaçada de extinção, e não tinha registro em órgão ambiental. Também foram encontradas três pombas da asa branca, que estavam sendo mantidas em cativeiro. O Ministério Público foi informado sobre o fato. A multa aplicada foi de R$ 6.500. Em Telêmaco Borba, policiais ambientais realizaram patrulhamento aquático na Usina Hidrelétrica de Mauá no sábado, 30. Na ocasião, foram apreendidos 250 metros de redes utilizadas para pesca predatória. Denúncias de crimes ambientais podem ser realizadas no telefone 181.

Em Irati, a Guarda Municipal foi acionada para verificar que uma porta estava aberta no Centro de Esportes Unificados (CEU) das Artes no Conjunto Joaquim Zarpellon na noite de sexta-feira, 29. O responsável pelo local realizou uma vistoria, mas constatou que nenhum objeto foi furtado. Segundo ele, provavelmente a porta não foi fechada corretamente. 

Quer receber notícias locais?

Na tarde de sábado, 30, os guardas prestaram apoio ao Conselho Tutelar para encaminhar uma família venezuelana até a casa de passagem. Segundo os agentes, dois adolescentes estavam pedindo dinheiro no semáforo da rua Munhoz da Rocha. Os responsáveis pelas crianças disseram que eles estavam pedindo dinheiro para conseguirem viajar até Guarapuava. A secretaria de Assistência Social foi informada sobre o fato e ficou responsável de conseguir as passagens para a família. 

Na noite de ontem, 31, a Guarda Municipal foi até o Conjunto Joaquim Zarpellon para averiguar uma denúncia de violência doméstica. A equipe realizou patrulhamento, mas ninguém saiu para conversar no endereço indicado.  Outra denúncia indicava que uma pessoa estava furtando as cadeiras que ficam na tenda em frente à agência da Caixa Econômica Federal, na rua XV de Novembro. Os guardas foram até o local, mas ninguém foi encontrado. 

A Guarda Municipal ainda ressalta que realiza fiscalização do trânsito nas vias municipais, além de rondas e paradas em locais públicos como forma de prevenir situações de depredação ou danos. Os agentes também fiscalizam denúncias de aglomerações em comércio e residências como medida de prevenção ao contágio de Covid-19. 

Papagaio do peito roxo foi localizado em residência em Rio Azul. Foto: Polícia Ambiental/Divulgação

Outro papagaio foi encontrado no quintal de uma casa em Fernandes Pinheiro. Foto: Polícia Ambiental/Divulgação

Redes utilizadas para pesca predatória foram apreendidas em Telêmaco Borba. Foto: Polícia Ambiental/Divulgação