notícias

Notícia falsa sobre vacinação de idosos contra Covid-19 circula nas redes sociais

Prefeitura de Irati alerta que calendário divulgado é falso e pede que a população verifique a veracidade das informações antes de compartilhar

Calendário falso de vacinação contra Covid-19 foi compartilhado nas redes sociais. Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, 11, a secretaria de Comunicação Social de Irati emitiu um alerta sobre uma informação que foi compartilhada nas redes sociais sobre um calendário de vacinação de idosos contra a Covid-19. Segundo a secretaria de Saúde, as informações são falsas e não correspondem ao calendário de imunização do município. Por isso, a prefeitura solicita que as pessoas verifiquem a procedência e veracidade das informações antes de compartilhar com seus contatos.  

Nesta semana, a secretaria de Saúde recebeu uma nova remessa com 420 doses da vacina contra o coronavírus. Desse total, 140 foram destinadas aos trabalhadores da saúde dos serviços ambulatoriais hospitalares, farmácias, cuidadores domiciliares, doulas (profissionais que acompanham as gestantes durante a gravidez, parto e pós-parto), servidores da área administrativa, inclusive de gerência e gestão de saúde, e de serviços ambulatoriais e hospitalares públicos e privados, que estão em home office devido à pandemia e são elencados como grupos prioritários, conforme o plano estadual de operacionalização contra o coronavírus. Os trabalhadores de saúde com mais de 60 anos que já realizaram o cadastro devem procurar a sala de vacinação do Ildefonso Zanetti. As outras 280 doses recebidas estão sendo aplicadas em idosos acima de 90 anos. Para ser imunizado é necessário que um familiar repasse nome, CPF, data de nascimento para a unidade de saúde de sua área de abrangência. Idosos que não podem sair de casa serão imunizados em suas próprias residências. Por isso, é importante repassar o endereço e o telefone para que a equipe se dirija ao local. Cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção recebem a vacina no sistema drive-thru. Sendo assim, eles podem aguardar dentro do carro para serem vacinados. 

O local de vacinação dos trabalhadores de saúde permanece sendo a unidade Ildefonso Zanetti. Já os idosos poderão ser vacinados na Unidade Básica de Saúde de sua abrangência. Gestantes, lactantes, pacientes em tratamento de câncer, transplantados e demais pacientes imunossuprimidos que fazem parte dos grupos prioritários também devem apresentar uma declaração do seu médico assistente, liberando a vacinação.

Até a tarde de hoje, 3.100 casos de coronavírus haviam sido confirmados em Irati. Três deles foram registrados nesta quinta-feira. 3.012 iratienses já se recuperaram da doença. 32 pessoas faleceram por complicações causadas pela Covid-19. Cinquenta e três moradores infectados estão em isolamento domiciliar (casos ativos). Três pacientes estão internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs). Cinquenta e oito pessoas aguardam resultado dos exames laboratoriais. Até a manhã de ontem, 1.072 pessoas haviam sido imunizadas contra o coronavírus em Irati. 

Quer receber notícias locais?