notícias

Irati vacinou 979 pessoas contra a Covid-19

Secretária de saúde do município diz que ainda restam 40 doses para serem aplicadas em profissionais da saúde

Doses de vacinas contra a Covid-19 que ainda devem ser aplicadas em profissionais de saúde positivados para a doença. Foto: Jussara Aparecida Kublinski Hassen

Em áudio encaminhado à nossa reportagem, a Secretária de Saúde de Irati, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, afirmou que o município recebeu 1027 doses de vacina contra a Covid-19.  Cerca de 979 profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus, idosos com mais de 60 anos que vivem no Asilo Santa Rita e pessoas com deficiência que estão em instituições, e profissionais que atuam nestes locais, foram imunizados contra a doença.

No entanto, sete profissionais da saúde foram diagnosticados com Covid-19. Eles devem aguardar cerca de um mês após o diagnóstico para serem vacinados. Para não estocar a vacina até que os funcionários se recuperem, o município vai imunizar trabalhadores dos demais serviços ambulatoriais hospitalares, farmácias, cuidadores domiciliares, doulas (profissionais que acompanham as gestantes durante a gravidez, parto e pós-parto), servidores da área administrativa, inclusive de gerência e gestão de saúde, e de serviços ambulatoriais e hospitalares públicos e privados, que estão em home office devido à pandemia, que estão elencados como grupos prioritários, conforme o plano estadual de operacionalização contra o coronavírus.

“Para isto, o profissional precisa realizar cadastro, conforme orientações contidas no site da Prefeitura de Irati até amanhã, 05. Após isto, ele deve comparecer à sala de vacinação no ambulatório Ildefonso Zanetti na segunda-feira, 08. Ele deve apresentar a Carteira de Registro Profissional, a declaração de pertencimento ao grupo prioritário e um documento que comprove a idade. As vacinas estarão disponíveis a partir das 08 horas da manhã. Visando o planejamento e a organização da distribuição das próximas vacinas contra a Covid-19, a Vigilância Epidemiológica Municipal está solicitando a todos os trabalhadores da saúde dos elencos 9 e 10 do Plano Estadual de Vacinação que façam o cadastro até amanhã. Todos estes podem fazer os cadastros porque, tão logo recebamos o lote, iniciamos a vacinação”, pontuou.

Das primeiras doses disponibilizadas ainda restam 40 a serem aplicadas em um universo de trabalhadores da saúde que gira em torno de 500 a 600 pessoas.  

Quer receber notícias locais?