Publicidade Topo

notícias

Fernandes Pinheiro inicia cadastro para vacinação de idosos contra Covid-19

Cadastro será realizado para os moradores que tenham 60 anos ou mais e que não são acompanhados pelo SUS até sexta-feira, 12/Rodrigo Zub

Cadastro pode ser realizado entre os dias 9 e 12 de fevereiro. Foto: Divulgação

A secretaria de Saúde de Fernandes Pinheiro iniciou o período para realização do cadastro para vacinação de idosos contra o coronavírus. O procedimento será realizado para os munícipes que tenham 60 anos ou mais e que não são acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta semana, o município recebeu mais 30 doses da vacina contra a Covid-19. Segundo a secretária de Saúde, Emanuelle de Matos, hoje teve início a vacinação de idosos acima de 90 anos. Dezesseis pessoas nesta faixa etária estão cadastradas no município. Moradores com 90 anos ou mais que não são acompanhados pelo SUS também podem ser imunizados.  

Emanuelle ressalta que a secretaria de Saúde possui a lista de todos os idosos a partir de 60 anos, que são acompanhados pelas unidades. Essas pessoas serão incluídas no cadastro para vacinação. Porém, o objetivo é cadastrar quem se mudou recentemente para Fernandes Pinheiro ou os munícipes que realizam tratamentos particulares. “Informamos que estamos a partir de hoje até sexta-feira fazendo o cadastramento dos pacientes que não são acompanhados pelo SUS a partir de 60 anos. Ou seja, aqueles pacientes que não são acompanhados pelas unidades básicas de saúde pelo SUS, que façam acompanhamentos médicos de forma particular, devem se dirigir a unidade de saúde ou entrar em contato pelos telefones das unidades e da Vigilância Epidemiológica a fim de repassar informações necessárias para que tenhamos a lista completa com todos os idosos a partir de 60 anos de idade de nosso município. No momento apenas os idosos a partir de 90 anos estão tendo acesso as vacinas, pois estamos recebendo de forma escalonada pela 4ª Regional de Saúde adotando todas as medidas necessárias conforme o Plano Municipal de Vacinação. A medida que forem chegando mais vacinas para as demais faixas etárias iremos comunicar através da rádio e redes sociais”, relata a secretária.

Quer receber notícias locais?

A secretaria de Saúde de Fernandes Pinheiro ressalta que a vacinação só será realizada em pessoas que tenham cartão SUS. A apresentação do documento é indispensável. Mais informações sobre o cadastramento nos telefones 3459-1384 (unidade de saúde da sede), 3459-5053 (unidade do Angaí) ou 9-9848-9649 (setor de epidemiologia).

Fernandes Pinheiro registrou o quarto óbito por coronavírus. Um homem, de 68 anos, faleceu na segunda-feira, 8, na Santa Casa de Irati. De acordo com a secretaria de Saúde de Fernandes Pinheiro, ele estava internado desde o dia 21 de janeiro por problemas de saúde e acabou se contaminando neste período. A administração municipal de Fernandes Pinheiro reitera a necessidade de a população manter as medidas de prevenção contra a Covid. “É de extrema importância manter o distanciamento social, fazer uso de máscara, lavar as mãos e não aglomerar. A Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Fernandes Pinheiro lamentam o falecimento e enviam as mais sinceras condolências aos familiares e amigos”. Até segunda-feira, 243 casos de coronavírus haviam sido diagnosticados em Fernandes Pinheiro. Desses, 232 pacientes se recuperaram da doença.