notícias

Ex-candidato a prefeito de Irati morre aos 57 anos

Osvaldo Zaboroski havia sofrido parada cardiorrespiratória no dia 20 de outubro de 2020 durante evento de campanha na Câmara Municipal

Osvaldo Zaboroski durante o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Irati promovido pela Rádio Najuá e jornal Hoje Centro-Sul no dia 2 de outubro de 2020. Foto: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro-Sul

Candidato a prefeito de Irati nas eleições de 2020, Osvaldo Zaboroski, de 57 anos, faleceu na sexta-feira, 12, no hospital Bom Jesus, em Ponta Grossa. O empresário do ramo hoteleiro havia sofrido uma parada cardiorrespiratória no dia 20 de outubro de 2020, no momento que estava falando no púlpito da Câmara Municipal, em evento de campanha promovido pelo Fórum de Desenvolvimento Econômico. O objetivo do evento era ouvir os projetos dos postulantes ao Executivo, principalmente para o ramo empresarial. Na ocasião, Zabo como era conhecido, foi socorrido por pessoas presentes no local e encaminhado pela ambulância do Corpo de Bombeiros para a Santa Casa de Irati.

Dez dias depois, Zaboroski saiu do coma e passou a respirar sem a ajuda de aparelhos. No mês de novembro, ele chegou a realizar um cateterismo e ficou internado no hospital Bom Jesus, em Ponta Grossa. Zaboroski foi um dos oito candidatos a prefeito de Irati nas eleições de 15 de novembro. Ele obteve 194 votos (0,60%) e concorreu com chapa pura pelo Partido dos Trabalhadores (PT) ao lado do professor Adevino Leite da Silva, que era o candidato a vice-prefeito. 

Zaboroski era natural de Irati e deixou a esposa e três filhos. Ele morava no bairro Floresta e foi sepultado na manhã deste sábado, 13, no Cemitério da Vila São João. Osvaldo Zaboroski atuou como empresário do ramo hoteleiro, consultor florestal e foi secretário de Ecologia e Meio Ambiente na administração do ex-prefeito Odilon Burgath, que comandou o município entre os anos de 2013 e 2016. Na pasta, foi responsável por tratativas com as cooperativas de reciclados, organização do aterro sanitário, dragagens nos rios de Irati e a realização do Programa Ecotroca. Ele também concorreu ao cargo de vereador nas eleições de 2008 e de 2016. Na primeira disputa obteve 35 votos (0,11% dos votos válidos). Já na segunda participação conseguiu 54 votos (0,16% dos votos válidos).

Quer receber notícias locais?

Nas eleições 2020, Jorge Derbli da coligação “Caminho Seguro” formada pelos partidos PSDB, PV, DEM, Patriota e PTB foi reeleito prefeito com 14.975 votos (46,28%). O candidato Emiliano Rocha Gomes da coligação “Juntos Pela Mudança” formada pelos partidos PSC, Cidadania, PL e PSD ficou em segundo lugar com 10.577 votos (32,69%). A psicóloga Rafaela Ferencz da coligação “Irati Pode Mais” formada pelos partidos PDT e PSB terminou a disputa em terceiro lugar com 3.387 votos (10,47%). Ico Ruva que concorreu com chapa pura pelo PSL ficou em quarto lugar com 1.305 votos (4,03%). Josué Hilgemberg da coligação “Irati Merece Mais” formada por MDB, Republicanos e PTC teve 927 votos (2,86%) e terminou a disputa na quinta colocação. O professor João Dremiski do PC do B ficou em sexto lugar na disputa com 911 votos (2,81%). Osvaldo Zaboroski da chapa pura do PT obteve 194 votos (0,60%). Já Marcos Antonio Gonçalves da chapa pura do Avante ficou em último com 82 votos (0,25%).