Publicidade Topo

notícias

Decreto define regras para reuniões, atividades esportivas e eventos em Rio Azul

Atividades devem ser realizadas respeitando algumas medidas sanitárias para evitar o contágio de coronavírus

Decreto define regras para realização de reuniões, atividades esportivas e eventos em Rio Azul. Foto: Divulgação

O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, publicou um decreto na segunda-feira, 8, estabelecendo regras para realização de reuniões particulares com aglomeração de pessoas, atividades esportivas e eventos durante a pandemia de Covid-19. 

A recomendação da administração municipal é evitar a realização de reuniões particulares com aglomeração de pessoas, como celebrações religiosas, cursos, eventos culturais e esportivos, formaturas, casamentos, festas de aniversários, entre outras atividades, como medida de prevenção ao contágio de coronavírus. As reuniões que ocorrerem devem seguir algumas medidas preventivas. Uma delas é respeitar o limite de 25 pessoas, conforme definido por decreto estadual. As atividades devem ser realizadas em espaços abertos. Os organizadores também devem disponibilizar álcool em gel 70% (ou produto de natureza similar que garanta assepsia), além de orientarem os participantes para que adotem medidas de higienização e cuidados para evitar a propagação da doença. As pessoas presentes devem usar máscaras e manter distanciamento social de pelo menos um metro e meio. Também é necessário registrar uma lista de presença com nome, endereço e telefone de todos os presentes. Essa lista deve ser arquivada por pelo menos 14 dias. Outra medida é evitar o compartilhamento de objetos entre os participantes. Idosos, gestantes, crianças ou pessoas que pertencem aos grupos de risco da doença não devem participar de reuniões particulares. 

Já para a prática de esportes recreativos, os participantes devem respeitar as mesmas recomendações previstas no caso da realização de reuniões particulares. Além disso, os grupos deverão observar os protocolos de higiene e aferição da temperatura na chegada ao evento, ginásio esportivo, piscina, campo de futebol ou outro local de prática esportiva. O uso de áreas comuns, como refeitórios, vestiários, lavatórios, chuveiros e similares devem ser limitados devendo os responsáveis pelo espaço ou atividade evitarem aglomerações. Deve ser mantido o distanciamento de um metro e meio entre as pessoas, inclusive atletas, quando a modalidade esportiva assim permitir. Também é obrigatório o uso de máscara por todos os participantes, excetos pelos atletas que estiverem jogando. Conforme o decreto, cada agremiação ou grupo de atletas terá a responsabilidade pela aplicação das medidas sanitárias protetivas aos atletas durante a partida, dentro dos vestiários, antes e após o jogo. É proibida a presença de público em atividades esportivas realizadas em espaços fechados. Somente os atletas, treinadores, dirigentes e profissionais diretamente envolvidos no jogo podem ter acesso ao local da realização do evento, mas em número reduzido ao mínimo necessário, sem comprometimento da ordem organizacional, administrativa e de segurança.

De acordo com o decreto, o Parque Ambiental Salto da Pedreira deverá continuar fechado para visitação e práticas esportivas. O documento determina que as medidas poderão ser reavaliadas a qualquer momento, principalmente se houver descumprimento ou em função da evolução da Covid-19. 

Casos de coronavírus: Até a tarde desta quarta-feira, 205 rio-azulenses haviam sido diagnosticados com coronavírus desde o início da pandemia. Nenhum caso novo foi contabilizado nas últimas 24 horas. Cinco casos permanecem ativos, sendo um na faixa etária entre 1 e 10 anos, um entre 21 e 30 anos, dois entre 41 e 50 anos e um entre 71 a 80 anos. Entre os casos ativos, 80% são do interior do município e 20% da área urbana. 197 moradores já se recuperaram da doença. Três moradores de Rio Azul morreram por complicações causadas pela infecção. Atualmente, nenhum rio-azulense está internado com a doença. 75 pessoas estão sendo monitoradas, 65 aguardam resultado dos exames e 1.388 testes apresentaram resultado negativo. Até o momento, 221 pessoas foram vacinadas contra o coronavírus em Rio Azul. 

Decreto também estabelece que o Parque da Pedreira continue fechado. Foto: Divulgação

Boletim de coronavírus divulgado nesta quarta-feira, 10. Foto: Divulgação