notícias

Rio Azul realizará campeonatos online e de Fifa no PS4

Inscrições para campeonatos online de Poker, Bilhar, Xadrez e Truco e também de futebol no videogame podem ser feitas até dia 1º de fevereiro

Foto: Divulgação

A secretaria de Esportes, Recreação e Cultura de Rio Azul está com inscrições abertas para quatro campeonatos online de Poker, Bilhar, Xadrez e Truco e também de futebol virtual no videogame Playstation 4. As inscrições podem ser realizadas até segunda-feira, dia 1º de fevereiro, na sede da secretaria que voltou a funcionar no ginásio Albino Ianoski (Albinão) ou nos telefones 3463-1268, 9-9977-8311 e 9-9857-9295. 

O secretário de Esportes, Recreação e Cultura, Fábio Souza, afirma que o Comitê de Covid-19 e a secretaria de saúde optaram em não realizar os campeonatos presenciais neste momento em função da pandemia de coronavírus. “A gente sabe que teve um aumento do número de casos na semana passada, mas vem baixando e diminuindo. Esse comitê resolveu restringir os campeonatos presenciais. Por isso, a secretaria de Esportes está dando continuidade o que foi feito no ano passado. O que funciona é lógico que temos que manter. Por isso, que estamos dando continuidade aos campeonatos online. A gente espera que com as vacinas vindo as coisas comecem a normalizar no final de fevereiro, início de março, para que a gente possa retomar as atividades e campeonatos presenciais”, diz Fábio.

A disputa do Fifa 2021 no PS4 será presencial. “Vamos tomar as medidas protetivas de combate à Covid-19. Será uma dupla por jogo, 30 minutos cada um. Dois representantes da secretaria de esportes que vão estar higienizando os joysticks, alguns vão levar os próprios, mas vamos tomar todas as medidas. Quem quiser participar entrar em contato com a secretaria ou procurar no ginásio conversar com Bonotto, Gustavo, Rambinho ou Nelson”, afirma o secretário. 

Quer receber notícias locais?

O cronograma de atividades da secretaria de Esportes para 2021 já está definido, segundo Fábio. A pasta pretende dar continuidade ao projeto da Escolinha Furacão de futebol e iniciar os treinamentos em outras modalidades esportivas como futsal, vôlei e handebol. Já na área de cultura, a equipe responsável está definindo os nomes para compor uma nova comissão de eventos. O objetivo também é realizar alguns concursos e retomar aulas de música, dança e os ensaios da fanfarra municipal. “A gente tem vontade de retomar aquele saudoso ‘Domingo no Parque’, que foi da antiga secretária de Cultura, a professora Sandra [Romanhuk Nós], que é um projeto bem bacana. Queremos trazer de volta e fortalecer ainda mais para que as famílias possam se encontrar, passar uma tarde, um domingo agradável, entre outras coisas que a gente tem se programado e discutido muito com a equipe o que é viável nessa época de pandemia. Como que vai ficar o pós-pandemia tudo que tem que estudar e analisar”, reforça o secretário.

No setor de turismo, Fábio relata que já conversou com o prefeito Leandro Jasinski sobre realizar algumas modificações no Parque da Pedreira. Ele também cita que visitou a igreja de Cachoeira dos Paulistas, que foi pintada pelo artista rio-azulense Antonio Petrek. “É um patrimônio histórico, muito bonito e tem que ser preservado”, defende o secretário. 

Ele disse que também foi procurado por um morador do interior de Rio Azul que possui três cachoeiras na sua propriedade e pretende realizar uma trilha ecológica. “A gente está olhando com muito carinho também para a área do turismo. Estamos procurando interagir para saber onde estão as deficiências para poder estar consertando. Por isso, eu peço ajuda da população. A gente tem o espaço aberto para que ela traga a ideia, um projeto que seja viável ao município. Damos espaço para a população participar da secretaria de Esportes, Recreação, Cultura e Turismo. Precisamos da ajuda da comunidade. Porque são eles que são nossos olhos e ouvidos. Eu acho muito importante essa interação”, solicita Fábio. 

O secretário comenta que nas primeiras semanas de trabalho visitou alguns locais de competições em Rio Azul e constatou que eles precisam de algumas intervenções. “Fizemos vistoria no ginásio de esportes Albinão, que infelizmente precisa de uma cobertura nova, precisa de uma reforma nova. Acompanhamos a vistoria no campo da Cachoeira alguma coisa tem que ser melhorada lá ainda. Acompanhamos no estádio Municipal onde foram tiradas as arquibancadas que serão feitas novas arquibancadas. Com as [arquibancadas] velhas serão colocados em dois campos do município. Um na Cachoeira dos Paulistas e ainda falta definir para onde vai um”. 

Fábio ainda disse que conta com a colaboração dos demais integrantes da secretaria para realizar as atividades. “Eu posso entender pouco de esporte, mas por isso que eu criei e montei uma equipe que realmente entende de esporte e vai dar esse suporte com essas aulas que a gente quer retomar para crianças, treinos de futsal, treinos de handebol e vôlei. A nossa equipe temos o Luiz Fernando Bonotto, que cuida da escolinha do Furacão, foi contratado também o Gustavo Zem, que é professor de educação física, temos também o Nelson Princival, que agora termina de tirar a carteirinha vai poder dar os treinos para a criançada e também o Leonardo Rambo, que também está se formando em Educação Física. É uma equipe que entende do esporte e vai fazer funcionar o esporte. O ser humano se adapta em qualquer ambiente e a gente está se adaptando”. 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação