notícias

PRF faz balanço da Operação Fim de Ano nas estradas da região

Durante o período da operação, foram registrados 10 acidentes com 9 pessoas feridas

Foto PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou no último domingo, 03, a Operação Fim de Ano 2020, iniciada no dia 30 de dezembro. Durante este período, foram registrados 10 acidentes com 9 pessoas feridas. O mais grave foi uma colisão frontal ocorrida no km 381 da BR 376, em Imbaú. Três pessoas ficaram gravemente feridas.

Do total de ocorrências, 40% estão relacionadas a colisões traseiras e 20% correspondem a saídas de pista. A principal causa dos acidentes foi o excesso de velocidade, constatado em 30% dos casos, seguido de problemas mecânicos, que foram registrados em 20% dos acidentes.

Houve um aumento no número de ocorrências em relação a 2019, quando foram registrados 5 acidentes com 12 feridos. As chuvas ocorridas neste período, somadas ao excesso de velocidade, causaram saídas de pista que, mesmo sem vítimas, causaram transtornos aos envolvidos.

Quer receber notícias locais?

No total, foram fiscalizadas 477 pessoas e 569 veículos. 29 ultrapassagens irregulares foram registradas neste período. Quatro motoristas foram flagrados sob efeito de álcool, sendo que um deles foi preso por embriaguez ao volante. Foram emitidas 61 notificações por falta de cinto de segurança e 4 pela falta da cadeirinha para crianças. Outros 28 veículos foram recolhidos ao pátio da PRF por apresentarem irregularidades ou não terem condições de trafegar com segurança.

“A PRF alerta aos usuários que estão em viagem ou se preparando para viajarem, que os principais fatores de segurança são o controle de velocidade, a distância segura do veículo que segue imediatamente à frente e a atenção direcionada para condução. Estes cuidados evitam a maioria dos acidentes constatados em períodos de férias”, diz a nota publicada pela PRF.