Publicidade Topo

notícias

Mais duas pessoas morrem de Covid-19 na área de abrangência da 4ª Regional

Vítimas residiam em Irati e Imbituva. Confira a quantidade de pessoas que já foram vacinadas contra Covid-19 na região

Foto: Divulgação

Mais dois óbitos em função da Covid-19 foram confirmados em municípios da 4ª Regional de Saúde de Irati nesta sexta-feira, 29. A secretaria de Saúde de Irati registrou a 32ª morte em virtude da doença. Uma mulher, de 44 anos, que tinha comorbidades, faleceu no hospital do Rocio, em Campo Largo. A paciente estava internada em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 11 de janeiro. Ela apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 31 de dezembro. A outra morte foi de um imbituvense, de 48 anos, que estava internado no hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa. 

Na quinta-feira, 28, o município de Irati atingiu a marca de 3 mil casos de coronavírus desde o início da pandemia. Com mais quatro pessoas diagnosticadas com a doença nesta sexta-feira, 29, a cidade totaliza 3.004 moradores infectados. Sete iratienses estão internados, sendo cinco em leitos de enfermaria e dois em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). 2.824 moradores se recuperaram da doença. 141 pacientes infectados estão em isolamento domiciliar, ou seja, são casos ativos. 72 iratienses aguardam resultado dos exames.

Até o momento, 922 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 em Irati. Entre os grupos que já foram imunizados estão as pessoas que aplicam a vacina contra a Covid-19, funcionários do Asilo Santa Rita, funcionários de hospitais e serviços de urgência e emergência (UPA, SAMU, SIATE), de referência da Covid-19, clínicas de diálise, serviços de Oncologia, pessoas que atuam na assistência direta aos pacientes com coronavírus, trabalhadores de apoio/suporte ao paciente e a equipe que atende Covid-19 (motorista, laboratório, imagem, limpeza, nutrição, entre outros), funcionários de Clínicas de Diálise e Serviços de Oncologia em função do risco de transmissão do vírus aos pacientes, serviço de saúde que presta atendimento aos pacientes de Covid-19, trabalhadores de Centros de Atendimento à COVID-19, trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) e de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), funcionários de laboratórios que coletam ambulatoriamente e processam testes/exames laboratoriais para a Covid-19, pessoas que atuam nos demais serviços de Urgência e Emergência, como o Pronto Atendimento (PA) que não são referência para Covid-19 e de hemocentros e trabalhadores que atuam na Vigilância em Saúde que desenvolvem atividades de campo relacionadas à COVID-19.

Quer receber notícias locais? 

Conforme informações da assessoria de imprensa da Santa Casa de Irati, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid nesta sexta-feira era de 75%, com três pessoas internadas. Já na enfermaria, a ocupação é de 100% com cinco pacientes hospitalizados.

Em Imbituva, a secretaria de Saúde já registrou 35 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia. Com 14 novos casos da doença registrados hoje, 29, a cidade totaliza 1.569 diagnósticos positivos no período de dez meses. 1.165 pessoas já se recuperaram da doença. 404 infectados permanecem em isolamento domiciliar (casos ativos). 100 moradores de Imbituva apresentaram sintomas gripais e estão em monitoramento. Quatorze imbituvenses estão internados.

Nos outros municípios da 4ª Regional de Saúde, Inácio Martins já teve 368 casos de coronavírus. 343 moradores se recuperaram da doença, 23 estão em isolamento e duas pessoas faleceram. Em Fernandes Pinheiro, 13 casos permanecem ativos. No total, a cidade teve 231 munícipes infectados. 216 pessoas estão curadas e duas morreram por complicações causadas pela doença. Seis moradores estão aguardando resultados dos testes e 19 monitorados. Em Fernandes Pinheiro, 79 profissionais de saúde já receberam a vacina contra Covid-19. 

Em Guamiranga, três novos casos da doença foram confirmados hoje, 29. Os pacientes infectados foram uma mulher, de 44 anos, que é hipertensa, um homem, de 52 anos, que é tabagista, e uma jovem, de 21 anos, sem comorbidades. Os dois primeiros realizaram testes RT PCR analisados pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) e o último RT PCR particular. Todos permanecem em isolamento domiciliar, sendo monitorados pelas equipes de saúde. Guamiranga já teve 209 casos de coronavírus. 192 munícipes se recuperaram, cinco casos estão sendo investigados e 12 monitorados. Cinco moradores faleceram por complicações causadas pela doença. 

Em Rio Azul, três pessoas testaram positivo nas últimas 24 horas. O total de casos confirmados desde o início da pandemia passou para 194. Três pessoas faleceram e duas estão internadas. 169 pacientes se recuperaram, 83 estão sendo monitorados e 22 casos permanecem ativos. 45 rio-azulenses aguardam resultado dos testes. Por outro lado, 201 pessoas haviam sido vacinadas até quinta-feira, 28. 

Em comunicado publicado na página da secretaria de Saúde de Rio Azul, a secretária Cristiana Schvaidak anunciou que a unidade sentinela, que funciona como referência no atendimento de coronavírus, terá novo horário de atendimento a partir de segunda-feira, 1º. A unidade funcionará de segunda a sábado das 7h45 até 17 h. 

Em Rebouças, um novo caso de Covid-19 foi confirmado hoje, 29. Sendo assim, a cidade registra 228 diagnósticos positivos da doença. Vinte e um casos permanecem ativos e sete pacientes faleceram. Onze pessoas aguardam resultado dos exames e 1.442 testes tiveram resultado negativo. Em Rebouças, 150 pessoas haviam sido vacinadas até quinta-feira, 28. Esse número abrange 78 trabalhadores da atenção primária em saúde, 58 funcionários dos serviços hospitalares, sete funcionários de laboratórios e sete servidores da vigilância em saúde. Até o momento, 63,53% dos trabalhadores de saúde foram imunizados em Rebouças. No total, 1,5% do público-alvo foi vacinado na cidade. 

Teixeira Soares já registrou 208 casos de coronavírus. Dezessete casos permanecem ativos e quatro pessoas morreram. 187 munícipes estão curados e 25 aguardam resultado dos testes. 122 moradores estão em monitoramento. Já em Mallet, 263 pessoas tiveram Covid-19. Três pessoas faleceram e 27 casos permanecem ativos. 233 moradores se recuperaram da infecção. A secretaria de Saúde ainda investiga 15 casos suspeitos e 42 monitorados.