Publicidade Topo

notícias

Irati recebeu mais de 1 mil doses da vacina contra Covid-19

Até o início da tarde desta terça-feira, 26, município havia aplicado 555 doses nos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde e SESA

Imagem mostra prefeita em exercício, Ieda Waydizk, e secretária de Saúde, Jussara Hassen, recebendo a primeira remessa de doses da vacina contra Covid-19 na terça-feira, 19, na sede da 4ª Regional de Saúde de Irati. Foto: SECOM

A secretaria de Saúde de Irati recebeu 1.027 doses de vacinas contra o coronavírus até a tarde desta terça-feira, 26. Segundo a secretária de Saúde, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, 555 doses já foram aplicadas seguindo a normativa do Ministério da Saúde e da secretaria de Estado da Saúde (SESA).

Jussara relata que a imunização teve início respeitando os dez grupos prioritários. As doses foram aplicadas nos vacinadores que vão aplicar a vacina do Covid-19, todos os idosos do Asilo Santa Rita e os profissionais que trabalham no local, funcionários da Santa Casa de Irati, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Siate, Pronto Atendimento, clínica de diálise e oncologia e da Unidade Sentinela de coronavírus. Conforme Jussara, os próximos que serão imunizados são os trabalhadores da atenção primária, que vão desde o médico, enfermeiro e dentista até os funcionários de serviços gerais e motorista. “Nos próximos grupos a serem vacinados, conforme a disponibilidade das vacinas, entrarão os trabalhadores de laboratórios públicos e privados, que coletam e realizam testes para Covid. Depois virão demais trabalhadores da Vigilância em Saúde, demais serviços públicos hospitalares e ambulatoriais, que seriam os consultórios e as clínicas e demais serviços privados que são farmácias e clínicas”, diz a secretária. 

Jussara enfatiza que o município está seguindo o que foi estabelecido no Plano Estadual de Vacinação e também os critérios do Ministério da Saúde. “Esperamos que logo cheguem as próximas vacinas para darmos continuidade e peço a população que continue com os cuidados até que essa vacina chegue a toda população usando álcool gel, máscara, distanciamento social. Então vamos nos cuidar até que nós consigamos vacinar toda a população. Nós sabemos que todos estão na esperança de chegar quanto antes a vacina. Não está sendo fácil para nós da secretaria eu sei tenho parentes, amigos que gostaria que o quanto antes chegasse as pessoas idosas, acamadas, mas estamos respeitando os grupos prioritários”, relata. 

Quer receber notícias locais?

Já a prefeita em exercício, Ieda Waydzik, salienta que a secretaria de Saúde está tomando as medidas necessárias e trabalhando da forma mais transparente possível para que as pessoas dos grupos prioritários sejam vacinadas. “Temos tomando o maior cuidado com relação a essa vacinação para que não haja qualquer injustiça e para que todos aqueles que estão elencados na documentação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde sejam vacinados com prioridade. Quero dizer a população que somos fiscalizados pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado que inclusive mandou um relatório bastante extenso para nós preenchermos com os dados dessa vacinação. Então quero que todos fiquem muito tranquilos porque estamos acompanhando de perto. Nossa secretária tem se esforçado e peço a compreensão de toda população gostaríamos que isso transcorresse da forma mais rápido possível para que todos pudessem ficar imunizados, mas temos que respeitar a entrega das doses de vacinas e a fixação dos grupos prioritários feita pelo Ministério da Saúde e SESA”, afirma Ieda. 

Irati registra 30º óbito por Covid-19: Nesta terça-feira, 26, Irati registrou o 30º óbito por complicações causadas pela Covid-19. Uma mulher, de 53 anos, que tinha comorbidades, faleceu no hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. Ela estava internada desde o dia 8 de janeiro e havia sido diagnosticada com a doença dois dias depois. 

Até a manhã de hoje, 26, a secretaria de Saúde havia registrado 2.978 casos de coronavírus. A quantidade de pessoas recuperadas atingiu 2.815. Já o número de moradores infectados que estão em isolamento domiciliar passou para 125. Nove iratienses estão internados, sendo três em enfermarias e seis em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Vinte e oito munícipes aguardam resultados dos testes.