Publicidade Topo

notícias

Choveu 123 milímetros em Irati na tarde desta segunda

Chuva forte ocasionou vários pontos de alagamento na  cidade e na BR 153, sentido Rebouças/Vídeo Luiz Sidovski e WhatsApp/Divulgação


A chuva forte que caiu na tarde de hoje, 18, em Irati causou transtornos para diversos moradores e motoristas. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), choveu 123 milímetros. Houve alagamentos no quilômetro 243 da BR-277, altura do restaurante Maxim's, e no Clube Pérola da Serra. Na BR-153, nos quilômetros 334 e 336, na entrada da associação da Copel e em frente ao supermercado New, respectivamente.

De acordo com a Comandante do Corpo de Bombeiros, Capitã Keyla Karas Soltes, foram realizados 26 atendimentos e resgatadas aproximadamente 50 pessoas. O maior número de ocorrências foi registrado no bairro Canisianas. Nenhum acionamento foi realizado no interior do município. O número de pessoas atingidas está sendo apurado pela Defesa Civil Municipal. "A grande maioria das ocorrências atendidas foi situações de resgates por consequência de enchentes. Pessoal acabou ficando ilhado e solicitaram apoio do Corpo de Bombeiros para retirada dessas pessoas da situação de risco para levar para algum outro lugar com segurança até que o nível de água volte ao normal", informou Keyla.

O Corpo de Bombeiros utilizou três embarcações, caminhão de combate a incêndio e resgate, além de três viaturas de busca e salvamento. No total, 19 bombeiros participaram dos trabalhos. “Essas pessoas que foram atendidas estavam em situação de risco pelo volume de água. Algumas ficaram desalojadas. A prefeitura nos passou que há três desabrigados que estão na casa de passagem do município”, informou o Corpo de Bombeiros. 

A Defesa Civil de Irati alerta que o município foi atingido por uma forte frente fria que avança pelo Estado, que segue em alerta de chuvas intensas. Com isso, há risco de alagamentos e registro de rajadas de vento por conta das tempestades. As pessoas que precisarem de auxílio devem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros no telefone 193. A secretaria de Assistência Social disponibilizou o CAIC como abrigo para quem não tiver onde ficar. A prefeita interina, Ieda Waydzik, ressalta que o Executivo está tomando todas as medidas para minimizar os problemas. Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e das secretarias de Serviços Urbanos e Assistência Social foram mobilizadas para ajudar a população. “Estamos fazendo uma avaliação da situação e continuaremos trabalhando com a intenção de minimizar esses prejuízos”, afirma Ieda.

O município de Irati possui alguns pontos de arrecadação de doações para as famílias afetadas pelas chuvas. As paróquias São Miguel e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o Provopar Municipal e a Escola Francisco Vieira de Araújo estão recebendo alimentos, materiais de higiene e limpeza, colchões, roupas de cama, cobertores, móveis e utensílios domésticos. Quem não puder entregar as doações podem entrar em contato com o Provopar, que recolherá os donativos. O telefone para contato é 3907-3038.

O Provopar fica na rua Dona Noca, número 777. O horário de atendimento é das 8h30 às 11h30 e das 13 às 17 h. Já a Escola Francisco Vieira de Araújo fica na rua Dona Noca, número 771, das 8h às 17h. As pessoas podem entrar na instituição pela rua Fiorante Slaviero, pelo portão ao lado da quadra.

BR 277 altura restaurante Maxim's