notícias

Associação dos 20 Amigos conta com campo de futebol e ampla estrutura de lazer

Devido à pandemia do novo coronavírus, por enquanto, eventos não estão sendo realizados no local/Lenon Diego Gauron, com reportagem de Ademar Bettes e Tadeu Stefaniak

Campo de futebol suíço da associação dos 20 amigos. Foto: Valdecir Zanella

Em entrevista à Najuá, um dos sócios da associação dos 20 Amigos, Valdecir Sergio Zanella (Gauchinho), comentou sobre a estrutura do local que fica na Colônia São Lourenço, em Irati, e também das ações que estão sendo realizadas durante a pandemia de Covid-19. 

De acordo com Valdecir, a ideia de criar a associação surgiu por acaso. A intenção inicial dos amigos era construir um campo de futebol, mas acabou surgindo um empreendimento bem maior. “Essa associação foi meio por acaso. Eu tinha a ideia de comprar um terreno e foi no dia 15 de outubro de 2016 que nós compramos esse terreno aqui na Colônia São Lourenço. A intenção nossa era fazer um campo, mas aí vieram novas ideias e foi crescendo”, relata. 

Além do campo de futebol, que era a ideia original, a estrutura agora conta com área de lazer, banheiros e um estacionamento para aproximadamente 70 carros. "Nós temos um campo fechado e iluminado. A construção toda é aproximadamente 320m², onde temos uma cozinha com churrasqueira, geladeira, freezer e um fogão mineiro. Na outra parte, ao lado do campo, temos uma churrasqueira grande. Na outra parte, tem um salão grande e, futuramente, estamos pensando e fazer um palco para o pessoal ir lá cantar e se divertir”, destaca Valdecir.

Quer receber notícias locais?

Segundo ele, muitas pessoas procuram os sócios para alugarem o espaço para a realização de eventos, como festas de aniversários e casamentos. “Muita gente nos procura para esse fim, só que por enquanto, não podemos. Por causa da pandemia, não tem como”, afirma.

Ele lembra ainda que a associação consegue se manter financeiramente, mesmo durante a pandemia do coronavírus, graças à união dos 20 amigos associados que reservam um tempo para ajudar na manutenção da estrutura. “Quando nós adquirimos o terreno, a associação não tinha um centavo no bolso. Hoje nós temos uma mensalidade de R$ 50 por mês, mas cada sócio tem uma função dentro da associação. Nós temos pedreiro, eletricista e tudo isso é custo que não tem para a associação. Graças a Deus, nessa parte, os sócios são compreensíveis e sabem do esforço que estamos fazendo. A nossa mensalidade não é alta, mas o que ajuda muito é a mão de obra que não tem custo nenhum. Se fosse para nós pagarmos tudo isso, seria inviável hoje bancar a associação”, avalia.

Confira mais fotos da Associação dos 20 Amigos