notícias

111 cães e gatos estão sendo castrados em Imbituva

 A castração de animais está acontecendo nesta semana. Ação é patrocinada pelo governo do Estado/Fonte AEN

Imagem Agência Estadual de Notícias

Nessa semana, 111 cães e gatos serão castrados no município de Imbituva. A iniciativa é da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, que está promovendo castrações de cães e gatos em 45 municípios paranaenses. O projeto faz parte do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, incluído no Plano de Governo, que irá castrar mais de 15 mil animais. A ação visa o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses. O recurso de mais de R$ 2,4 milhões é oriundo de emendas parlamentares. Foram feitos dois pregões eletrônicos em dezembro de 2019 para a contratação das duas empresas que irão realizar as castrações. Os convênios com os municípios foram firmados no final do ano passado.

CADASTRO – A secretaria envia às prefeituras conveniadas um formulário padrão para que cadastrem os animais de acordo com critérios pré-estabelecidos. Os municípios também têm como responsabilidade a indicação de um local apropriado para a execução do procedimento. “Cada prefeitura define o perfil dos animais a serem castrados. Sejam animais de rua, de tutores de baixa renda ou de entidades protetoras. As vagas são limitadas”, explica Fernanda Góss Braga, coordenadora de Recursos Naturais da secretaria estadual e secretária executiva do Conselho Estadual de Direitos dos Animais (Ceda). No momento da inscrição os tutores vão receber as orientações de pré e pós-operatório para que as cirurgias aconteçam de forma segura.

PET AMIGO – Todos os animais devem ser cadastrados no Pet Amigo – Cadastro Estadual de Animais de Companhia. Os que forem castrados receberão um microchip, cujo número também deverá constar neste cadastro. O Pet Amigo também permite a divulgação de pets desaparecidos e encontrados, como forma de potencializar e agilizar a localização de animais domésticos que se perdem ou são retirados de seus tutores. Para fazer o cadastro basta acessar o site Piá (http://www.pia.pr.gov.br/), digitar na busca “Pet Amigo”, clicar na opção “Cadastrar animal” e preencher as informações solicitadas.