Publicidade Topo

notícias

Prefeitura de Irati estende horário de atendimento de academias e atividades aeróbicas

Estabelecimentos podem funcionar até 22 h de segunda a sábado. Decreto anterior limitava atendimento até às 19 h nos dias de semana e 14 h nos sábados

Foto: Divulgação

A prefeitura de Irati publicou um novo decreto estendendo o horário de atendimento de academias e atividades aeróbicas. Com isso, esses estabelecimentos podem funcionar de segunda a sábado das 6 às 22 h, desde que respeitadas algumas medidas sanitárias para evitar o contágio de coronavírus. 

A medida entrou em vigor nesta terça-feira, 8, um dia após um outro decreto começar a valer reduzindo o horário de funcionamento desses estabelecimentos das 6 às 19 h de segunda a sexta e das 6 às 14 h nos sábados. 

O coordenador do Centro de Operações Especiais e Fiscalização (COEF), o enfermeiro Agostinho Basso, diz que a decisão de alterar alguns artigos do decreto foi tomada após o município receber sugestões de pessoas e clientes de estabelecimentos. O decreto determina que os frequentadores de academias e atividades aeróbicas utilizem máscaras em todo o tempo de permanecia nesses locais, inclusive durante a prática dos exercícios. Também é necessário manter o distanciamento mínimo de dois metros entre os equipamentos. Os donos dos estabelecimentos não podem permitir aglomeração entre os usuários e também devem cumprir a capacidade de público de 40%. Essa informação deve constar em local visível aos clientes. Durante o expediente devem ser realizadas três paradas de uma hora para que aconteça a higienização e desinfecção dos equipamentos e bancadas, incluindo pisos e banheiros. “Ou seja, as academias que no decreto anterior estavam limitadas até às 19 h passam a trabalhar até 22 h, seguindo o que foi descrito acima”, afirma Agostinho. 

Quer receber notícias locais?

O novo decreto também permite o funcionamento de parques, quadras e praças públicas, incluindo as pistas de ciclismo e caminhadas de segunda a sexta-feira. “O decreto anterior proibia o funcionamento dos parques e pistas de caminhada e ciclismo nos sete dias da semana. No decreto atual está fechado somente sábados, domingos e feriados. As pistas de ciclismo e caminhada estão liberadas durante toda a semana. Nos finais de semana somente as pistas do Parque Aquático e do Parque da Vila São João estão fechadas. As demais ruas, avenidas e tudo mais e também a nova ciclovia continua aberta para ser usada pela população, incluindo as pistas de caminhada e ciclismo e não todas as pistas como foi do entendimento da maioria da população”, explica o coordenador do COEF. 

Outro item alterado no novo decreto trata da permanência e o consumo de alimentos e bebidas nos postos de combustíveis e dentro das lojas de conveniência nessas locais. “Foi muito perguntando se podia um lanche na lanchonete, no posto de combustível, se estava proibido ou não estava. Agora está liberado somente o espaço exclusivo da lanchonete. Ou seja, para lanches rápidos, você pode fazer sua alimentação e logo seguir sua viagem ou voltar para sua casa. O que está proibido e continua é aquela prática de permanecer no posto de combustíveis na frente tomando uma cerveja, comendo um petisco, esperando lavar o carro, isso está proibido”, relata Agostinho.