notícias

Amigos irão homenagear vítimas da Covid-19 em Irati durante a virada do ano

Quem puder pode ajudar doando balões. Evento acontecerá no Morro da Santa

Janaína e Ramon idealizaram o evento, que será realizado nesta quinta-feira, 31, no Morro da Santa. Foto Paulo Henrique Sava

Um grupo de amigos irá prestar uma homenagem às vítimas da Covid-19 nesta quinta-feira, 31, em Irati. Eles farão uma soltura de balões no Morro da Santa às 22h30min. Em entrevista à Rádio Najuá, os amigos Ramon Reinaldo Assis Cabral e Janaína Silveira da Luz, contaram como pretendem realizar o evento e o que ele vai significar. A ideia deles é soltar milhares de balões brancos durante a virada do ano em Irati. “Eu e a Janaína tivemos essa ideia porque não foi um ano fácil e não tem o que comemorar em um ano com tantas tragédias, com tantos acontecimentos ruins para no Brasil e no mundo inteiro, e a gente teve a ideia de fazer a soltura de balões brancos homenageando todos aqueles que morreram vítimas da Covid-19”, explica Ramon. Os amigos ressaltam que as pessoas não devem se aglomerar no morro e sim, assistir à soltura olhando para o alto de suas casas.

Janaína conta que teve a ideia de soltar os balões brancos durante a virada do ano na intenção não somente de homenagear às vítimas da Covid-19, mas também de trazer esperança para um 2021 melhor. “Conversando com meu marido a gente falou que não teria graça soltar fogos de artifício pois não há o que comemorar. Foram tantas vidas que se perderam e para o ano de 2021 a gente só quer paz e é isso que os balões vão simbolizar. A gente quer mostrar para as pessoas que, por mais que elas estejam de luto, para o ano que vem, as coisas podem melhorar”, comenta. 

Quer receber notícias locais? 

A gente quer representar as vidas que se foram, vamos fazer orações antes da soltura dos balões, pedindo por um ano de 2021 mais tranquilo. Essa é a ideia da gente, completa Janaína. 

Os amigos estão arrecadando balões para realizar o evento e também dinheiro para a compra do gás hélio que fará os balões flutuarem. “A gente está arrecadando 2 pacotes de balões por pessoa ou R$ 20 de cada para atingirmos a meta que a gente tem e já conseguimos algumas doações em comércios, pois graças a Deus tem pessoas de bom coração”, comemora Janaína.

De acordo com ela, quem não puder acompanhar olhando diretamente para o céu, poderá assistir à soltura dos balões através de uma transmissão ao vivo no Facebook. “A gente vai fazer uma transmissão ao vivo também pelo Facebook para quem não puder acompanhar pessoalmente. É uma homenagem simples, silenciosa, mas que eu tenho certeza que para muita gente que perdeu um ente querido, vai representar muita coisa”, avalia.

Eles pretendem arrecadar 4 mil balões para serem soltos durante o evento. Quem puder doar pode entrar em contato com os dois amigos através dos números de WhatsApp (42) 9.9926-6419; (42) 9.9938-9043; pelo perfil no Facebook do Ramon Cabral ou Élcio Jana Stork Silveira, ou ainda fazer uma doação mediante transferência bancária para a Caixa Econômica Federal, Agência 0390, Operação 013, Conta: 43364-4.