notícias

RW Engenharia completa 11 anos de serviços prestados em Irati

Empresa traz soluções para mais de dez áreas da engenharia. RW atende desde o pequeno agricultor até para grandes indústrias e propriedade

RW Engenharia fica na rua Doutor Correia, em Irati. Foto: Divulgação

A empresa RW Engenharia completou 11 anos de atendimento em Irati, realizado nas áreas de engenharia e arquitetura. Segundo o empresário e engenheiro Rafael Broday, são mais de dez áreas dentro da engenharia que a empresa está atendendo, com clientes dos mais diversos tamanhos. “Hoje nós atendemos o pequeno agricultor de um alqueire de terra a grandes indústrias e grandes fazendas”, disse o empresário. 

Confira o áudio da reportagem no fim do texto

Uma das especialidades da empresa são os projetos para casas e barracões. “É aquele projeto que a pessoa chega lá, nós fazemos o projeto da casa dela. Nós temos condições de trabalhar com o que existe de melhor de projetos. Nós conseguimos fazer hoje um projeto que se chama Lumion, que a pessoa consegue hoje se ver dentro da própria casa. Andando, sentando. Fechamos um projeto agora para uma agricultura, uma casa de fazenda que ela fez a casa dela toda em 3D movimentando”, explicou.

Os projetos também são voltados às casas feitas por financiamento em programas do Governo. “Como também temos um projeto hoje que é Minha Casa Minha Vida, que agora saiu Casa Verde, que é uma casa de 48 metros quadrados. Se a pessoa quiser pode fazer o financiamento pelo Sicredi, pode fazer o financiamento pela Caixa Econômica Federal. Hoje abriu para o pequeno agricultor também, se ele quiser, ele pode ir até a empresa que fazemos o projeto para o financiamento no banco”, afirma Broday.

Quer receber notícias locais?

Outra atuação é na defesa de multa ambiental. “Tem muitas pessoas que tem esse problema da multa ambiental. Nós conseguimos dar esse assessoramento ao agricultor, porque temos um departamento jurídico dentro da empresa muito forte, e temos também a questão nossa da engenharia da parte administrativa”, conta. 

Ainda na área ambiental, a empresa também realiza projetos voltados ao pequeno agricultor como as questões de liberação de matas nativas e licenciamentos ambientais. O empresário destaca que muitos pequenos agricultores podem abrir mais mata nativa. “O Código Florestal permite que o pequeno agricultor possa abrir de dois hectares a dois hectares e meio a mais. Mas ele tem que ser pequeno agricultor rural. A lei permite que o pequeno agricultor rural abra mais matas, mas isso é para o ser pequeno agricultor rural. Nos lá da RW Engenharia fazemos esse projeto para o pequeno agricultor”, enfatiza o engenheiro. 

São considerados pequenos agricultores aqueles que possuem até quatro módulos fiscais. Em Irati são agricultores que possuem entre 24 a 26 alqueires de terra.

A empresa ainda ajuda na regularização da compra e venda de madeira. Um exemplo dos serviços é de um cliente que precisou regularizar uma documentação. “Ele vendia eucalipto dentro das empresas aqui de Irati e supermercados. Ele estava com um problema que não tinha o chamado Serflor [Sistema Estadual de Reposição Florestal Obrigatória] e não tinha o cadastro técnico federal. Ele teve que retirar do supermercado essa lenha. Ele foi lá para regularizarmos esses cadastros. Então o que ocorre hoje? Tudo que está na legalidade de madeiras nativas ou outros tipos de madeira, nós trabalhamos”, conta. 

Um trabalho realizado pela RW Engenharia também é dedicado ao pequeno agricultor e à regularização de fornos de carvão. A empresa está auxiliando o Instituto Água e Terra (IAT) antigo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) com estudos técnicos para elaborar uma nova legislação que ajudará a regularizar alguns casos. “Existe uma legislação específica hoje que os fornos de carvão têm que ter um raio de 500 metros onde não pode pegar casa, aonde não pode pegar estradas e tudo mais. Nós temos um problema, não só em Irati, mas na região, que muitos fornos de carvão não estão conseguindo se licenciar”, explicou. 

Além destes serviços, a empresa presta assessoramento jurídico e realiza serviços como prevenção contra incêndio, cálculo estrutural, arquitetônico, hidro sanitário e elétrico, desmembramento de terrenos rurais e urbanos, mapas e memoriais descritivos, usucapião e inventários, CIR e ITR.

A RW Engenharia atende na Rua Doutor Correia, 205, próximo à Prefeitura de Irati. O telefone para contato é (42) 9-9817-1944. Confira mais projetos na página do Facebook da empresa

Texto de Karin Franco, com reportagem de Ademar Bettes e Tadeu Stefaniak

Segundo o empresário e engenheiro Rafael Broday (imagem), são mais de dez áreas dentro da engenharia que a empresa RW Engenharia está atendendo. Foto: Tadeu Stefaniak