notícias

Processo seletivo do IFPR não terá provas presenciais

Sorteio público e notas do Enem serão utilizadas para seleção de estudantes que vão ingressar na instituição em 2021

Foto: Divulgação

O processo seletivo que definirá os candidatos que vão ingressar no Instituto Federal do Paraná (IFPR) em 2021 não terá provas presenciais. A decisão foi tomada na terça-feira, 3, pelo Colégio de Dirigentes (Codir) da instituição, em virtude da pandemia de coronavírus. Haverá sorteio público para seleção dos alunos dos cursos técnicos integrados e técnicos subsequentes ao Ensino Médio. Já a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2018, 2019 e 2020 será utilizada para ingresso nos cursos superiores.

O pró-reitor de Ensino do IFPR, Amarildo Pinheiro Magalhães, afirma que a opção pelo sorteio público para o preenchimento das vagas dos cursos técnicos é a mais segura e democrática que poderia ser tomada. Ele enfatiza que a maioria dos candidatos são adolescentes e seria arriscado fazer com que se deslocassem e se reunissem nos locais de prova. “Além disso, o sorteio público coloca em nível de igualdade todos aqueles que buscam uma vaga nos cursos técnicos do Instituto Federal do Paraná”, afirma.

Segundo o pró-reitor, a política de reserva de vagas (cotas) do IFPR será mantida. São reservadas 80% das vagas para inclusão social. As demais vagas serão destinadas para ampla concorrência. O edital do Processo Seletivo do IFPR com a quantidade de vagas por campi e curso será divulgado em breve. As informações sobre o Processo Seletivo serão publicadas na página do Facebook e no site do IFPR; além do Canal Conexão IFPR (Youtube).

Quer receber notícias locais?