notícias

Liga Sul retoma Copa Nagib Harmuche com jogos da semifinal

Finalistas da competição serão definidos em jogo único no sábado, 7. Danúbio pega Imbituvense; Já o Pinheiros/Aprovale enfrenta o MR Batel

Danúbio disputará uma vaga na final contra o Clube Atlético Imbituvense. Foto: Divulgação

Depois de quase oito meses de paralisação em função da pandemia de coronavírus, a Copa Nagib Harmuche de Futebol Sub-17 será retomada no sábado, 7, com os jogos da semifinal. A Associação Esportiva Danúbio enfrenta o Clube Atlético Imbituvense no Complexo Esportivo do Danúnio, no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, às 15h30. Já no estádio Rubens de Mello, na Vila Madeirit, em Guarapuava, o Pinheiros/Aprovale enfrenta o MR Batel Escola de Futebol, às 9h30. Esses dois confrontos vão definir os finalistas da competição regional. Em caso de empate no tempo normal, haverá disputa de pênaltis para definir os classificados. 

A Liga Sul alterou o regulamento da Copa. Com isso, os duelos da semifinal serão decididos em confrontos únicos. Antes da suspensão, a organização planejava realizar duas partidas. Somente a final seguirá com dois jogos para definir o campeão. 

Alguns protocolos sanitários terão que ser cumpridos durante os jogos. O número de pessoas presentes no estádio será limitado em 75%. Esse número inclui atletas, profissionais da arbitragem, torcedores e dirigentes. A máscara será de uso obrigatório. Somente os jogadores e a arbitragem estão liberados para retirarem a máscara no momento que estiverem em campo. Também será necessário aferir a temperatura de todos os jogadores e comissão técnica que participarem da partida. Quem estiver com a temperatura acima de 37º graus não deve jogar e será orientado para procurar uma unidade de saúde. As equipes também devem disponibilizar álcool em gel 70% em pontos estratégicos. O time mandante é obrigado a higienizar o local onde o jogo irá acontecer e evitar aglomerações, bem como a participação de pessoas dos grupos de risco.

Para evitar a transmissão do coronavírus, os atletas não podem tomar água em garrafas. Ela deve ser disponibilizada em copos descartáveis para que sejam descartados depois de usados. Não haverá execução do hino nacional nem entrada das equipes. Além disso, está proibida a confraternização entre os atletas, seja através de aperto de mão ou abraços. O distanciamento social deve ser cumprido entre os atletas que estiveram no banco de reserva. As medidas sanitárias seguem o decreto da prefeitura de Guarapuava, que liberou a retomada das atividades do futebol. 

O coordenador da Copa Nagib Harmuche, Guilherme de Quadros Ribeiro, afirma que outra mudança no regulamento foi a permissão para que os clubes inscrevam novos atletas. Inicialmente, o prazo final de inscrição se encerrava após a conclusão da primeira fase. Segundo Guilherme, a alteração foi necessária, pois muitos jogadores pararam de treinar ou mudaram de cidade. Sendo assim, as equipes teriam dificuldades para formar o elenco nessa retomada da competição. 

A Associação de Árbitros do Centro-Sul do Estado ficará a cargo da arbitragem da competição. Conforme o coordenador da competição, a equipe de arbitragem seguiu participando de cursos e se capacitando no período de paralisação dos jogos para continuar desenvolvendo as atividades. 

Os últimos jogos da Copa Nagib Harmuche de Futebol Sub-17 aconteceram no dia 15 de março. Na ocasião, foram disputadas as partidas das quartas de final. O Danúbio goleou o Iraty, por 6 a 0. O Pinheiros/Aprovale venceu a Escola Coxa de Teixeira Soares, pelo placar de 5 a 0. O MR Batel Escola de Futebol derrotou a Escola Furacão de Rebouças, por 2 a 0. Já o Clube Atlético Imbituvense se classificou ao ganhar do Primavera de Inácio Martins, pelo placar de 1 a 0. 

 A competição começou com dez equipes, que foram divididas em dois grupos com cinco equipes. Os times se enfrentaram dentro dos próprios grupos em turno único. Os quatro primeiros colocados avançaram para as quartas de final. O Independente Esporte Clube ficou em último lugar do grupo A e foi eliminado. Já no grupo B, a equipe desclassificada foi a Escola Coxa/Clube Atlético União Olímpico. Nas edições anteriores da Copa Nagib Harmuche, o Danúbio foi campeão em 2018. Já o Prudentópolis conquistou o título em 2019. 

Outro finalista será definido no confronto entre Pinheiros/Aprovale e MR Batel. Foto: Divulgação