notícias

Com 46,28% dos votos, Jorge Derbli é reeleito prefeito de Irati

Candidato da coligação “Caminho Seguro” venceu a disputa contra outros sete postulantes ao Executivo

Jorge Derbli durante debate promovido pela Rádio Najuá e jornal Hoje Centro-Sul. Foto: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro-Sul

O prefeito Jorge Derbli foi reeleito para comandar o município de Irati nos próximos quatro anos. O candidato à reeleição pela coligação “Caminho Seguro” formada pelos partidos PSDB, PV, DEM, Patriota e PTB obteve 14.975 votos (46,28%) e venceu a disputa majoritária. 

Derbli votou pela manhã no Colégio João Batista Anciutti, no bairro Riozinho, onde reside. Na ocasião, ele fez uma avaliação da campanha e já demonstrava otimismo em relação ao resultado. “A campanha foi muito boa, uma campanha tranquila, sem agressões, a gente procurou só apresentar as propostas que queremos para os próximos quatro anos. Foi muito boa [a campanha] e hoje acreditamos em nossa vitória para gente continuar trabalhando pela cidade de Irati”. 

Derbli disputou a quinta eleição majoritária em Irati. Nas três primeiras disputas ficou em segundo lugar. Em 2004 e 2008, quando era filiado ao PMDB, ficou atrás do médico Sérgio Stoklos, que comandou a cidade entre 2005 e 2012. Em 2012 obteve 14.337 votos, mas perdeu a disputa para Odilon Burgath (PT). Na eleição passada foi eleito prefeito de Irati com 52,46% dos votos válidos. 

A vice-prefeita a partir de janeiro de 2021 será a advogada Ieda Schimalesky Waydzik. Ela foi vereadora na legislatura 1993-1996 e assessora jurídica da prefeitura de Irati no mandato do ex-prefeito Antonio Toti Colaço Vaz. A advogada também desempenhou o mesmo cargo em outras prefeituras da região. É voluntária há mais de 20 anos, tendo atuado como presidente da Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (ANAPCI) e também da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Irati. 

Mais sete candidatos participaram do pleito. O candidato Emiliano Rocha Gomes da coligação “Juntos Pela Mudança” formada pelos partidos PSC, Cidadania, PL e PSD ficou em segundo lugar com 10.577 votos (32,69%). A psicóloga Rafaela Ferencz da coligação “Irati Pode Mais” formada pelos partidos PDT e PSB terminou a disputa em terceiro lugar com 3.387 votos (10,47%). Ico Ruva que concorreu com chapa pura pelo PSL ficou em quarto lugar com 1.305 votos (4,03%). Josué Hilgemberg da coligação “Irati Merece Mais” formada por MDB, Republicanos e PTC teve 927 votos (2,86%) e terminou a disputa na quinta colocação. O professor João Dremiski do PC do B ficou em sexto lugar na disputa com 911 votos (2,81%). Osvaldo Zaboroski da chapa pura do PT obteve 194 votos (0,60%). Já Marcos Antonio Gonçalves da chapa pura do Avante ficou em último com 82 votos (0,25%).

Quer receber notícias locais?