notícias

Irati suspende procedimentos que não são emergenciais nas unidades de saúde

Atividades eletivas foram suspensas em virtude do aumento do número de casos de coronavírus no município

Imagem da unidade de Saúde Ildefonso Zanetti, em Irati. Foto: Jussara Harmuch/Arquivo

O município de Irati suspendeu os procedimentos que não são emergenciais nas unidades de saúde em virtude do aumento do número de casos de coronavírus nos últimos dias. De acordo com a secretaria Municipal de Saúde, houve necessidade de remanejar profissionais, pois alguns estão em quarentena. Por isso, foi necessário determinar a suspensão de algumas atividades eletivas, como por exemplo, consultas e exames de rotina para controle de doenças, que não são de emergência. Esses procedimentos podem ser remarcados em todas as unidades básicas de saúde. Também foi suspenso o atendimento noturno na unidade Adhemar Vieira de Araújo. Já o posto de saúde do bairro Lagoa foi fechado por sete dias para desinfecção da unidade.

O crescimento do número de casos de Covid-19 em Irati atingiu 550% nos últimos dias. A cidade chegou na manhã desta sexta-feira, 6, a marca de 564 moradores diagnosticados com a infecção desde o início da pandemia. Duas pessoas estão internadas, sendo uma em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e uma em enfermaria. 427 pacientes se recuperaram da doença. Entre os infectados, 121 moradores permanecem em isolamento domiciliar. Mais 151 pessoas aguardam resultado do exame laboratorial. Doze iratienses morreram por complicações causadas pela Covid-19.

Em vídeo divulgado ontem, 5, o coordenador do Centro de Operações Especiais e Fiscalização (COEF), enfermeiro Agostinho Basso, disse que a média nos 14 dias anteriores era de 2,4 casos por dia. Com isso, o município havia registrado 17 casos de coronavírus em duas semanas. Nos últimos sete dias, que corresponde ao período de 28 de outubro até 3 de novembro, a média móvel subiu para 12,4 casos por dia, totalizando 93 pessoas diagnosticadas com a doença. Segundo Agostinho, o aumento do número de casos de Covid-19 está relacionado a oito surtos que foram registrados na cidade. 

Quer receber notícias locais?