notícias

Eleitor poderá justificar ausência pelo celular

Devido à pandemia do coronavírus, eleitor que não puder votar poderá justificar ausência por meio de aplicativo

Aplicativo e-Título está disponível nas plataformas Android e iOS. Imagem: TSE/ Divulgação

No próximo dia 15 de novembro, os brasileiros irão às urnas para a eleição de prefeitos e vereadores. Por consequência da pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas não poderão comparecer a sua zona eleitoral e precisam justificar o voto para evitar multa. Uma das justificativas aceitas para não ter ido votar é se o eleitor comprovar que estava fora de seu domicílio eleitoral no dia de votação. Neste ano, em função da pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu facilitar esse tipo de comprovação.

Foi adicionada ao aplicativo e-Título uma funcionalidade que permite justificar a ausência por meio do sistema de georrefenciamento disponível nos aparelhos celulares. A função é capaz de identificar se o eleitor está de fato fora de seu domicílio eleitoral. O e-Título pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Google Play, para celulares que usam o sistema operacional Android e App Store, para usuários de iPhone.

A justificativa de ausência por meio de georreferenciamento pelo e-Título estará disponível somente no dia e no horário da votação. A justificativa por outras razões, como motivos de saúde, por exemplo, também poderá ser feita no aplicativo, mas somente depois da eleição, num prazo de 60 dias.

Outros meios para fazer a justificação continuam disponíveis, como o preenchimento do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser baixado na página do TSE e estará disponível também em papel nos cartórios eleitorais. Pela internet, é possível ainda utilizar o sistema Justifica.

Com informações da Agência Brasil.