notícias

Cartório Eleitoral vistoria locais de votação para eleições deste domingo

Neste ano, eleitores deverão cumprir medidas de combate ao coronavírus para participar do pleito

Foto: Arquivo Najuá

Neste domingo, 15, os eleitores brasileiros irão às urnas para escolher os novos prefeitos e vereadores de 5568 municípios em todo o país. Entretanto, o pleito deste ano será um pouco diferente por conta da pandemia do coronavírus. 

Uma das medidas a serem adotadas será a extensão do horário de votação em 01 hora, começando às 07h e se encerrando às 17 horas (horário de Brasília). Os idosos e portadores de necessidades especiais terão horário preferencial entre 07h e 10h, porém eles podem votar durante o dia todo. Além disso, os mesários estarão protegidos com máscaras, luvas e protetor facial. Os eleitores deverão comparecer aos locais de votação utilizando máscara e levando a sua própria caneta para assinatura. Eles também devem higienizar as mãos com álcool gel antes e depois de votar. 

A chefe do Cartório Eleitoral de Irati, Daisy Cler Filla de Oliveira, conta que os locais de votação já haviam sido inspecionados antes da pandemia. Porém, para que os protocolos do Ministério da Saúde fossem seguidos, após nova vistoria, os técnicos refizeram os planejamentos dos locais de trabalho.

“Nós voltamos e analisamos principalmente estes locais que têm grande número de seções, porque teremos que evitar aglomerações de pessoas, organizar as filas de forma que elas não fiquem muito próximas, então tem um planejamento praticamente para cada local. Os mesários receberão máscaras, face Shields (protetores faciais), álcool gel e luvas para que possam exercer o trabalho deles com segurança”.

Além dos mesários, algumas pessoas foram convocadas para atuar no dia da eleição. 

“O secretário de prédio terá uma participação mais ativa, fiscalizando a organização do ambiente dele de trabalho, que é o local de votação que ele coordena. Teremos coordenadores de acessibilidade para auxiliar as pessoas que necessitarem ser conduzidas para sua seção, portadores de necessidades especiais e idosos, para não ficarem muito tempo na fila e nem perdidos nos locais de votação, para dar agilidade a este trabalho. Também teremos alguns auxiliares para evitar as aglomerações e promover a organização das filas. A logística será bem maior que nas últimas eleições”. 

Quer receber notícias locais? 

Pessoas que tiverem sintomas gripais no dia da eleição e aqueles que estiverem fora do domicílio deverão justificar sua ausência em até 60 dias. Neste ano, a justificativa pode ser feita através do app E-Título, disponível nas lojas de aplicativos dos celulares.

“Provavelmente esta pessoa que tem sintoma vai procurar um posto de saúde e fará o exame como todo mundo com problemas neste sentido. Depois, é só nos enviar este protocolo junto com o pedido de justificativa, através do sistema Justifica, que também pode ser feito de casa, pela internet ou celular, e esta falta às eleições será devidamente justificada. No dia das eleições, quem estiver fora do seu domicílio eleitoral poderá justificar pelo E-Título, que foi aprimorado para receber as justificativas no dia da eleição justamente para evitar as filas que tínhamos das pessoas querendo justificar nas seções eleitorais”.

O aplicativo possibilita que o leitor faça a justificativa, reconhecendo o local onde ele está. O app contém também todos os dados do eleitor.

“Se alguém acessar hoje, vai poder identificar a seção em que vota, também tem um link para um mapa que abre indicando a seção, pois foi feito um georreferenciamento de todos os locais de votação de Irati e Inácio Martins. O aplicativo está bem completo”.

Aproximadamente 750 pessoas estarão envolvidas diretamente nas eleições em Irati e Inácio Martins. O Cartório Eleitoral informa ainda que não haverá transporte de eleitores no dia da eleição por conta da pandemia e da revisão do eleitorado, que fez com que todos os eleitores tivessem a oportunidade de escolher um local próximo de sua residência para votar.