notícias

Najuá adota medidas de prevenção à Covid-19 para debates com candidatos

Primeiro encontro entre os candidatos à Prefeitura de Irati acontece nesta sexta-feira, 02, a partir das 20 horas

Esta é a Sala do Rádio da Najuá, local onde serão realizados os debates com os candidatos a prefeito. Foto: Paulo Henrique Sava

A Rádio Najuá e o Jornal Hoje Centro-Sul promoverão debates com os candidatos a prefeito de alguns municípios da região. Neste ano, por conta da pandemia do coronavírus, a organização adotou algumas medidas sanitárias, principalmente o distanciamento entre candidatos e assessores. O primeiro debate com os candidatos de Irati acontecerá nesta sexta-feira, 02, às 20 horas, com transmissão na Super Najuá 92.5 e pelas redes sociais da emissora e do jornal. 

O coordenador do Centro de Operações Especiais e Fiscalização (COEF), Agostinho Basso, verificou o local onde serão realizados os debates e prestou orientações sobre as medidas a serem adotadas. Serão respeitados todos os protocolos sanitários como uso de álcool gel e higienização dos equipamentos durante a realização do evento. 

Como medida sanitária para evitar a aglomeração de pessoas na Rádio Najuá será permitido somente a presença de um assessor. 

“De fato, está tudo pronto, na distância correta, com mais de 2 metros entre os candidatos que estarão debatendo, o âncora do programa e o pessoal da técnica. Por questão de espaço mesmo na área externa e onde ficarão os assessores, foi definido juntamente com a equipe de organização e com o aval do COEF da presença de apenas 01 assessor por candidato. Os dois candidatos que estiverem debatendo terão a autorização para falar sem máscara, porém logo que acabem os minutos de cada pergunta, réplica e tréplica, eles colocarão suas máscaras e voltarão para a parte externa”. 

A presença de correligionários dos partidos, que costumavam se reunir nas proximidades da Rádio Najuá nos dias dos debates, também está proibida. 

“Este é um ato democrático (debate), porém por estarmos em uma pandemia, a Guarda Municipal e a Polícia Militar estarão fazendo rondas por aqui e pedimos (aos correligionários) que não venham. Neste ano, especificamente, vai ficar somente o candidato, um assessor e o pessoal da organização. Não poderá ter e não deverá ocorrer aquela presença dos correligionários com bandeiras e tudo o mais”. 

Quer receber notícias locais?

Em Irati, o artigo 13 do decreto 250 do Executivo Municipal, proíbe a realização de reuniões públicas e privadas, de festas de aniversários, casamentos e formaturas ou qualquer tipo de aglomeração. Por esse motivo, os partidos não poderão realizar as tradicionais reuniões de campanha durante o período eleitoral.

“Pelo decreto, estão proibidas as reuniões típicas de campanha. Pelo COEF e também respeitando o decreto, isto vai ser bastante difícil para todos os partidos, mas até que se resolva e saia outro decreto, reuniões estão suspensas”. 

Caso seja constatada a realização de qualquer reunião, o partido responsável pelo evento receberá uma multa de R$1545. Em caso de reincidência, poderá acontecer a cassação do CNPJ. 

“É claro que não queremos que aconteça nada disso, e tentamos fazer com que todo o processo de campanha seja realmente uma festa da democracia e que não seja necessário nada disso”. 

Agostinho aconselha que os candidatos utilizem as redes sociais, jornais e o horário eleitoral do rádio para fazer campanha, apostando principalmente na clareza de informações e evitando as chamadas fake news. 

“É uma realidade, é o ‘novo normal’ o uso da criatividade, esta campanha vai ser diferente de todas aquelas das quais nós já participamos, ouvimos e assistimos. Eu aconselho que, além daquele corpo a corpo mais individualizado e mantendo a distância, que temos visto nas ruas, que sejam utilizadas as redes sociais. Pedimos encarecidamente que seja uma eleição limpa, pura e da verdade, que não se exagere nas fake news, nas notícias falsas, e muito menos na desinformação. Que seja um pleito limpo, uma coisa legal e que a democracia possa se firmar cada vez mais não só no nosso município, mas na região e no Brasil inteiro”. 

Nas seções eleitorais, haverá proteção com álcool gel e uso de máscaras para eleitores e mesários. Além disso, o horário da votação foi ampliado em uma hora, iniciando a partir das 7 h e se encerrando às 17 horas. O horário preferencial para idosos e pessoas com comorbidades será das 7h às 10 horas. 

“Sabemos que haverá toda uma proteção tanto para os mesários quanto para os eleitores. No próprio ambiente da urna eletrônica, terá com certeza o álcool gel e todo um preparo para que aconteça o distanciamento e que cada eleitor possa ir votar com toda segurança. Temos que exercer a cidadania e votar em pessoas. O dia da eleição é quando você, cidadão, pode participar ativamente para escolher aqueles que vão te representar. Se você votar em branco ou nulo, a democracia e o país perdem”.