notícias

Copa Imprensa de Futsal será retomada a partir de quinta-feira

Competição retorna com a disputa das quartas de final, que será decidida em jogo único com vantagem do empate para as equipes que tiveram melhores campanhas na 1ª fase

Imagem da partida realizada em março entre Jato Loco/Lava Car e Wisa Panificadora Follmann pela Copa Imprensa de Futsal. Foto: Osmair Turko-Foco Esportivo

A secretaria de Esportes e Lazer retoma as competições de futsal a partir desta semana. A bola volta a rolar na disputa da Copa Imprensa de Futsal, que neste ano homenageia o radialista Marcelo Golinski, a partir de quinta-feira, dia 15, com os jogos das quartas de final. Os campeonatos municipais haviam sido suspensos no dia 18 de março em virtude da pandemia de coronavírus.

Antes da suspensão do calendário, os dirigentes das equipes classificadas para as quartas de final da Copa Imprensa participaram do sorteio dos confrontos. Entretanto, houve necessidade de alterar o regulamento para que a competição seja finalizada até o fim de ano. A segunda fase que seria realizada em forma de eliminatória dupla, onde uma equipe só é eliminada após sofrer duas derrotas, agora terá jogos únicos para definir os classificados.

Na quinta-feira, 15, o Liverpool enfrenta o Passatempo, de Teixeira Soares, às 19h45. Já o Leite São Miguel encara o Kosmos, de Mallet, às 21h15. Já na sexta-feira, 16, o Park Dance enfrenta o Jato Loco/Lava Car, de Rio Azul, às 19h45. No mesmo dia, o time da Uliana/Frigo Thoms duela contra o Velha Guarda Futsal, às 21h15. Todos os jogos acontecerão no ginásio de Esportes Agostinho Zarpellon Junior (Batatão). Liverpool, Leite São Miguel, Park Dance e Uliana/Frigo Thoms, que na primeira fase não foram derrotados e se classificaram na chave dos vencedores, jogam com a vantagem do empate para se classificarem a semifinal. Se esses times perderem no tempo normal, a disputa vai para a prorrogação. Persistindo o empate, a classificação será decidida nos pênaltis. Essa fórmula de disputa vale apenas para as quartas de final. Na semifinal e final, as partidas que terminarem empatadas no tempo normal vão direto para a disputa de pênaltis.

Quer receber notícias locais?

Os jogos seguem as medidas sanitárias para evitar o contágio de coronavírus e não terão a presença de público. Para evitar aglomeração, os atletas e árbitros não poderão utilizar os vestiários para trocarem de roupa. Por isso, eles devem chegar ao ginásio uniformizados. Também haverá aferição de temperatura.

Caso a temperatura seja superior a 37,8º graus, o atleta ou dirigente será impedido de entrar no ginásio. Os jogadores e pessoas que ficarem nos bancos de reserva deverão usar máscara. Além disso, haverá álcool gel em para higienização. O secretário de Esportes, Moisés Neves, fala sobre outras recomendações e ações que serão realizadas para cumprir o protocolo sanitário.

“Na chegada terá uma solução líquida para higienizar o tênis que ele estará entrando no ginásio e um pano seco para secar. Álcool em gel na entrada, aferição de temperatura, aferiu acima de 37,8º graus é impossibilitado de entrar. Na questão do jogo em si vamos seguir os protocolos adotados pela Federação [Paranaense] e pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão que a equipe que inicia atacando para um lado vai atacar os dois tempos e se necessário os dois tempos da prorrogação para o mesmo lado para não haver mudança de banco de reservas. Porque o banco de reserva sempre é posicionado para o lado da defesa. Para não houver essa troca então permanece atacando sempre para o mesmo lado. Inclusive a arbitragem vai chegar trocada para não utilizar o vestiário, que é mais apertado e não ter aglomeração. Na entrada cada equipe vai fornecer a lista de seus atletas, que já estão inscritos na competição com nome completo e número de telefone. Vamos anotar a temperatura que aferiu na entrada do ginásio. Para frente se tiver algum caso [de coronavírus] na família relacionado fica fácil de identificar os contatos. Diante disso se tudo transcorrer normalmente em pouco tempo a gente vai fazer a retomada do futebol”, relata Moisés.    

Equipe da Velha Guarda Futsal (foto) enfrenta o Uliana/Frigo Thoms na disputa por uma vaga na semifinal da Copa Imprensa de Futsal. Foto: Osmair Turko/Foco Esportivo