Publicidade Topo

notícias

CONSEG aguarda visita de representante estadual para efetivar doação de terreno para construção da Delegacia Cidadã

Doação do imóvel foi aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo Executivo municipal em setembro

Terreno destinado para construção da Delegacia Cidadã de Irati fica entre a Casa de Passagem Indígena e o Cartório Eleitoral, na Avenida Perimetral João Stoklos. Foto: Paulo Henrique Sava

O Executivo municipal sancionou no mês passado, a lei que determina a doação de um terreno, localizado na Avenida Perimetral João Stoklos, entre o Fórum Eleitoral e a Casa de Passagem Indígena, para que o Estado construa uma unidade da Delegacia Cidadã em Irati. A demanda vem sendo discutida desde 2018.

O imóvel mede aproximadamente 7 mil e 700 metros quadrados, atendendo exigência do projeto realizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Entretanto, para que a doação seja efetivada, é necessário que um representante do Governo estadual venha a Irati para receber o imóvel, conforme explica a presidente do Conselho Municipal de Segurança, Patrícia da Luz.

“Agora estamos no aguardo de um representante do Estado vir receber o terreno e, na sequência, serão licitados o projeto e a obra”. 

O terreno, segundo a presidente do CONSEG, tinha algumas pendências relativas a sobreposições de matrículas. Entretanto, este problema já foi resolvido.

“Isto já foi resolvido porque foi feita uma permuta, tanto que logo após, foi feito o projeto de lei aprovado pela Câmara. Se foi aprovado, é porque não existe mais nenhuma restrição”. 

Patrícia conta que a efetivação desta doação representa uma conquista para toda a população e para as forças de segurança de Irati.

“É uma conquista, uma luta de 02 anos, mas finalmente vai sair. É muito importante para o município e para as forças policiais, Polícia Civil, Guarda Municipal e Polícia Militar, vai se somar. Será um centro administrativo destas três seguranças”. 

Quer receber notícias locais?

Nos próximos dias, representantes do CONSEG e das forças de segurança de Irati devem se reunir com o comandante geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Péricles de Matos, e o secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, para agilizar o processo de recebimento do imóvel por parte do Estado.

“Esta reunião importante com o secretário-chefe da Casa Civil e com o Coronel Péricles é para que, de alguma forma, seja dado um olhar especial e aceleradas as licitações do projeto em si e da obra, porque precisa licitar a obra para iniciá-la e executá-la”.  

Atualmente, o protocolo está no setor de patrimônio do governo do estado, que fará uma análise da regularidade do procedimento e dos documentos enviados. A partir da aprovação da documentação, o Estado poderá receber o imóvel doado para iniciar a licitação da construção da Delegacia Cidadã. Não há um prazo determinado para que isso ocorra.

O delegado de Irati, Paulo César Eugênio Ribeiro, diz estar confiante de que a obra deva ser iniciada o mais breve possível.

“Confesso que estou confiante e com bastante expectativa de que esta Delegacia Cidadão vai sair o mais breve possível. Inclusive, é uma necessidade que a cidade de Irati tem de uma estrutura maior para poder atender a população, tendo em vista principalmente o tempo de construção que já tem a atual delegacia”. 

Presidente do CONSEG de Irati, Patrícia da Luz, diz que órgão aguarda visita de representante do Governo do Estado para receber oficialmente terreno para construção da Delegacia Cidadã: Foto: Jussara Harmuch