notícias

Colégio SESI de Irati oferece 40 vagas gratuitas para Educação de Jovens e Adultos

Vagas são para pessoas com mais de 18 anos que não completaram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Aulas iniciam na primeira semana de novembro

Colégio SESI de Irati fica na rua Coronel Emílio Gomes, no centro da cidade. Foto: Maraisa Castro. 

O Colégio SESI de Irati está oferecendo 40 vagas gratuitas para quem deseja completar o Ensino Fundamental ou Ensino Médio, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O curso é voltado para pessoas acima de 18 anos, mas não tem limite de idade. “Tem muitas pessoas que imaginam que esse serviço que oferecemos é voltado somente para a indústria ou tem um público limitado. Desta maneira queremos dizer que não. Esse serviço e as 40 vagas gratuitas que o Sistema S, através do SESI e do SENAI, está oferecendo, é tanto voltado para indústria, como para comércio, para aquela dona de casa que não trabalha, para o autônomo, para todos os públicos. Então não tem restrição de público e idade limite”, explica a Relações Comerciais do SENAI, Maraisa Castro. 

Normalmente, as aulas são presenciais, mas com a pandemia, elas devem ser realizadas totalmente de forma on-line. “Não havendo a pandemia, nós trabalhamos com aulas presenciais uma vez por semana. O aluno se desloca da casa dele, vem das 18h30 às 22h30, aqui na unidade uma vez por semana. O restante, ele acessa em ambiente virtual. Como agora nós temos essa questão da pandemia, neste dia exato que o aluno teria que vir até o colégio para fazer as aulas presenciais, ele vai acessar o ambiente virtual de aprendizagem num determinado momento. O professor estará on-line com ele, estará passando o conteúdo, tirando dúvidas do aluno”, afirma Maraisa. 

Quer receber notícias locais?

O colégio também possibilita as pessoas que tem dificuldade com o uso de tecnologia de agendar um horário para receber orientações de como usar o ambiente virtual. Após a pandemia, as aulas presenciais semanais poderão voltar. Os cursos têm certificação do Ministério da Educação (MEC), possibilitando o acesso à cursos técnicos e faculdades. A duração do curso de ensino Fundamental é de dois anos e para o Ensino Médio, um ano e meio. As aulas estão previstas para iniciar na primeira semana de novembro.

Matrículas

As vagas são gratuitas e para fazer a matricula é preciso levar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência (ex.: água ou luz, podendo ser no nome da pessoa ou terceiros), foto 3X4 e um histórico escolar mostrando até que escolaridade concluiu. No decorrer do processo também poderão ser pedidos a carteira de reservista ou a carteira de trabalho.

Não há um prazo final para as matrículas, mas a indicação é que as pessoas façam a solicitação o quanto antes porque as vagas são limitadas. “Não deixem para a última hora porque como são vagas limitadas, as 40 vagas nesse momento, então quem vir primeiro nós já garantimos a vaga na turma. Mais para o final, pode ser que não tenha mais essas vagas”, alerta. 

Mais informações podem ser obtidas nos telefones (42) 3421-4873 (Patrícia) ou (42) 3421-4882 (Maraísa). Os números também recebem mensagens via WhatsApp.

O Colégio SESI fica na rua Coronel Emilio Gomes, nº 3, no centro de Irati, próximo à Prefeitura.